quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

59 casos de malária já foram confirmados este ano em Sinop

PUBLICIDADE

Desde janeiro deste ano, 180 casos de suspeitas da doença foram notificados. Desses, 59 confirmados.
O coordenador Municipal de Endemias, Valério Gobatto, informou ao Só Notícias, que existem mais casos em um determinado bairro de Sinop do que na Gleba Mercedes (área rural -80 km de Sinop). “O grande campeão foi o bairro Jardim Boa Esperança, com 22 casos. Na Gleba Mercedes foram apenas 5 desde o início do ano”, confirmou.

O maior problema enfrentado pela Secretaria Municipal de Saúde, hoje, é com o abandono de tratamento por parte das pessoas com a doença. “Nosso maior desafio é conseguir com que as pessoas terminem o tratamento. Como ele dura 16 dias, no 4º ou 5º o paciente já se sente melhor e acha que está curado. Pára de tomar os remédios e muitas vezes passa a ingerir bebida alcoólica, o que agrava ainda mais a doença”, salientou.

Só Notícias apurou que a prevenção contra a malária é manter a população longe das áreas de risco, que são as matas, principalmente com córregos, manter portas e janelas fechadas ao anoitecer e usar mosqueteiros ou inseticidas residenciais ao dormir.

A malária é uma doença transmitida pelo mosquito Anófilis. Após a picada ela tem 14 dias de incubação e então passa a demonstrar os sintomas de febre, dores de cabeça e vômitos. Na região existem dois tipos, a Plasmodium falsiparum, que, além dos sintomas corriqueiros pode levar a óbito, se não for corretamente tratada e a vivax, que não leva a óbito. “Em Sinop só temos a vivax, mas mesmo assim muitos pacientes não levam o tratamento a sério”, finalizou Valério.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE