quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Último debate entre candidatos ao governo de MT é fraco, sem confronto entre Taques e Lúdio

PUBLICIDADE

Os dois candidatos melhor posicionados na campanha eleitoral, Pedro Taques (PDT) e Lúdio Cabral (PT), não protagonizaram duros embates no debate da Tv Centro América, que terminou há pouco, diferente dos debates em outras emissoras onde trocaram duras críticas. Eles, Janete Riva (PSD) e José Roberto (PSOL) fizeram perguntas entre si sobre temas de livres e posteriormente definidos, no primeiro e no segundo bloco. No último, fizeram as considerações finais.

Lúdio abriu o primeiro bloco, de tema livre, questionando Taques sobre as obras de infraestrutura no Estado no plano de governo, entre elas, pavimentação. Pedro criticou ações do atual governo mas se comprometeu em dar continuidade ao programa MT Integrado, que visa interligar cidades ainda sem asfalto. Na réplica, o candidato do PT prometeu pavimentar 1,6 mil quilômetros.

José Roberto questionou Janete sobre o sistema penitenciário e ações para amenizá-lo. Ela apontou alternativas de ressocialização e também apoio junto às famílias. Lembrou que as tornozeleiras eletrônicas também “dão” mais segurança. Na réplica, José ainda falou em incentivos às empresas para garantir que ex-detentos consigam emprego.

Obra da Copa foi o primeiro tema definido. José Roberto questionou Lúdio sobre ações relacionadas, que respondeu defender auditoria logo no início do governo e alegou que vai concluir as atrasadas, como o VLT. Na réplica, José defendeu avaliação sobre a qualidade das obras.

Segurança pública foi outro tema definido. Janete questionou Pedro, que prometeu chamar todos os concursados e criticou a atual estrutura oferecida pelo governo. Na réplica, a candidatada defendeu mais investimento em capacitação e auxílio às famílias e também dar mais autonomia orçamentária para a secretaria de segurança pública.

No segundo bloco, em temas livres, Lúdio questionou José Roberto sobre ações para corrupção, que destacou a importância de controle interno. Na réplica, o candidato petista defendeu, além do controle interno,  transformar a auditoria-geral em controladoria-geral, além de dar mais autonomia para delegacia fazendária.

Taques também questionou Janete Riva sobre ações na educação para enfrentar o analfabetismo. Ela falou no ensino mais atrativo e valorização dos professores, mas reconheceu que não há como implantar o ensino integrado em todo Estado. “Temos que ter atividades extracurriculares nas escolas, porque não temos recursos para o ensino em tempo integral em todas as escolas”, disse, ao destacar regionalização da Unemat. Pedro prometeu manter os acordos salariais dos professores feitos com o governo.

Um dos temas já definidos foi logística e transporte. José Roberto questionou Taques, que falou em investimentos nas rodovias, na hidrovia Paraná-Paraguai, mobilização por ferrovia até Cuiabá e também a Ferrovia de Integração do Centro Oeste, que vai passar por Lucas do Rio Verde.  Na réplica, José defendeu investimentos em estradas e ferrovias.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso começa definir área onde serão construídas casas para famílias carentes

A prefeitura fará chamamento público, este mês, tendo como...

Prefeito encaminha projeto à câmara para abrir seletivo com 140 vagas em Sinop

O prefeito Roberto Dorner encaminhou à câmara de vereadores...

Senadora quer nome de mãe e filhas mortas em Sorriso em lei do cadastro de estupradores

O Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Estupro pode...

Rota prevê duplicar 27 km em Sinop da 163 iniciando no 2º semestre e sem desapropriações

A Agência Nacional de Transportes Terrestres realizou, esta tarde,...
PUBLICIDADE