quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Tribunal cancela 72,5 mil títulos eleitorais em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Desde o início da biometria, em 2010, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cancelou 72,5 mil títulos eleitorais em Mato Grosso. Atualmente a revisão do eleitorado com biometria acontece nos municípios de Primavera do Leste e Nortelândia.

A presidente do TRE, desembargadora Maria Helena Póvoas, ressalta a importância da depuração do cadastro de eleitores, realizado por meio da revisão do eleitorado. Para ela, o eleitor precisa votar onde reside ou no município com o qual mantém forte vínculo. “Quem sabe o que é melhor para a sua cidade é o cidadão que nela reside. O eleitor consciente não pode se sujeitar a transferir seu título para outra cidade, com a qual não mantém vínculo, apenas para beneficiar determinado candidato”.

Ao todo, 22 municípios de Mato Grosso já passaram pela revisão do eleitorado com cadastramento biométrico. Levando em conta somente estes municípios onde a revisão foi concluída, Mato Grosso possui as informações biométricas de 339,7 mil pessoas.

O primeiro município a passar pela biometria foi Campo Verde, em 2010. Pelo levantamento do tribunal, em média, após a conclusão da revisão em determinado município, de 20% a 30% dos títulos são cancelados.

Rondonópolis é o município com maior número de eleitores já cadastrados biometricamente. O trabalho foi iniciado no mês de abril de 2013, quando a Justiça Eleitoral contabilizava 139,2 mil eleitores aptos a votar. A revisão foi concluída em fevereiro de 2014, sendo que 24,6 mil títulos foram cancelados. Atualmente, após transferências de títulos e alistamento de novos eleitores, Rondonópolis possui 138,1 mil eleitores.

Ainda neste ano de 2015, a revisão do eleitorado com biometria já está confirmada nos municípios de Araguainha (início no dia 17 deste mês), Torixoréu (24) e Nova Brasilândia (1º de outubro).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE