quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Teis diz em Sinop que Gestão Eficaz do TCE tem aperfeiçoado serviços em prefeituras e câmaras

PUBLICIDADE

Cerca de 400 servidores públicos, entre prefeitos, vereadores e controladores internos de 32 municípios da região de Sinop estão participando do Ciclo de Capacitação Gestão Eficaz 2015 realizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso, que começou esta manhã. O presidente do TCE, Waldir Julio Teis e o ouvidor geral, conselheiro Antonio Joaquim, fizerama a abertura. Teis ressaltou a importância do trabalho de aproximação do tribunal com gestores e vereadores “que tem proporcionado planejamento e melhoria dos serviços públicos numa cidade que cresce 10% ao ano”, disse.

Teis destacou a boa participação dos servidores das prefeituras e câmaras municipais da região, lembrando que o programa de capacitação é um investimento que o tribunal tem feito para aperfeiçoar a qualidade dos servidores e garantir que erros sejam cometidos. “ O que o TCE, pretende é que a população tenha acesso a educação, saúde, segurança mas com qualidade e para isso é preciso que os gestores estejam atentos à lei e as boas soluções”, comentou. A primeira palestra do evento foi ministrada pelo Ouvidor Geral do Tribunal, conselheiro Antonio Joaquim com o tema “Ouvindo o Cidadão: Transparência  e Controle social”,

O Ciclo de Capacitação Gestão Eficaz acontece no Centro de Eventos Dante de Oliveira em Sinop e terá seis palestras. Pela manhã, após a palestra do conselheiro Antonio Joaquim o secretário chefe da Consultoria Técnica do TCE-MT, Bruno Anselmo Bandeira, falou da “Responsabilidade pelo sistema de controle interno dos municípios”. No período da tarde, Bruno iniciou os trabalhos falando de “Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos”.

Nesta sexta-feira, segundo dia do evento, o consultor de Orientação ao Jurisdicionado do TCE-MT, Emerson Augusto de Campos ministra palestra sobre “Planejamento, Contratação e Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia”. O assessor adjunto à Consultoria Técnica do TCE-MT, Edicarlos Lima Silva finaliza o evento com a palestra:”Procedimentos Contábeis do Ativo Imobilizado e Gestão de Patrimônio”.

O Ciclo Gestão Eficaz fez inovações a partir de 2014, incluindo novos temas como as palestras do conselheiro Antonio Joaquim a respeito da Lei de Acesso à Informação.  Especialistas em Direito Administrativo ligados a Consultoria Técnica do Tribunal de Contas de Mato Grosso abordaram questões relativas as maiores dificuldades na gestão das prefeituras e Câmaras Municipais, responsáveis por grande parte das irregularidades detectadas nas auditorias do TCE.

Estão participando servidores do poder Executivo e Legislativo dos municípios: Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Cláudia, Colíder, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itaúba, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Matupá, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Maringá, Nova Mutum, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato,

São José do Rio Claro, Sinop, Sorriso, Tabaporã, Tapurah, Terra Nova do Norte, União do Sul e Vera.

(fotos:Marcos Bergamasco)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE