sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Taques quer celeridade na formação do bloco econômico entre estados

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques pediu celeridade aos governadores para a formação do bloco econômico dos estados que fazem parte da Amazônia Legal. A ideia é que a união dos estados esteja solidificada já no mês de agosto. Taques avalia que a necessidade do bloco é urgente, tendo em vista a força de outras regiões do país que se unem em pautas comuns. "O que estamos fazendo aqui no Fórum dos Governadores o Sudeste já fez e o Nordeste também, nós não podemos ficar atrás".

Ele acredita que o bloco precisa ser criado sob dois aspectos: o primeiro foi o tema central do 10° Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, que é transformar a política de preservação ambiental em recursos, o chamado REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal; o segundo aspecto, segundo Taques, é a necessidade de integração dos estados da região Amazônica pensando em áreas estratégicas.

O governador ressalta que é preciso destravar a primeira etapa, já que os estados cumprem os acordos contra o desmatamento, mas não recebe ajuda do governo federal. Para Taques, a união de forças melhora o peso na cobrança à União. Ele apontou a necessidade de presença dos governadores no Fórum de Barcelona, no próximo mês, e Manaus em julho para assinatura de uma nova carta.

Já no segundo aspecto, Taques acredita que é possível desenvolver a economia com grandes obras de infraestrutura para o escoamento da produção, que deve aumentar. Só Mato Grosso trabalha para aumentar a produção de grãos, hoje em 50 milhões de toneladas (25% da produção nacional) para 200 milhões de toneladas, em 8 anos.

Os projetos de escoamento existentes fazem, justamente, a integração desses estados, por isso o governador considera de grande importância a formação do bloco.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito inaugura ciclovias e pistas de caminhada em avenidas de Nova Mutum

A prefeitura de Nova Mutum inaugurou duas obras do...

Prefeito anuncia mais 100 quilômetros de asfaltamento em Várzea Grande

O prefeito Kalil Baracat anunciou que vai incluir no...

Mato Grosso passa a ter setor de inteligência de combater a crimes tributários

O Governo de Mato Grosso implantou a Coordenadoria de...

Ministério autoriza criar mais um câmpus do IFMT em Mato Grosso

O ministério da Educação confirmou a assinatura da portaria...
PUBLICIDADE