sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Taques discute com lideranças impactos de usinas hidrelétricas no Nortão

PUBLICIDADE

O governador Pedro Taques recebeu demandas da região norte durante reunião com o deputado estadual Romoaldo Junior e o prefeito de Paranaíta, Tony Rufatto e os impactos trazidos pelas duas usinas hidrelétricas da região, a pavimentação asfáltica do município de Paranaíta e da MT-206. Romoaldo explicou que as duas usinas, a de Teles Pires, que já está pronta, e a de São Manoel, que deve ser finalizada em 2018, sofrem com problemas de limites do município. “Por um erro de demarcação por parte do IBGE as áreas destas usinas hoje estão no estado do Pará, sendo que Paranaíta fica com toda a demanda social. Mato Grosso e o município estão perdendo arrecadação. Não é justo Paranaíta ter este impacto e os recursos irem todos para o estado do Pará, sendo que não tem nem estrada que liga estas usinas aos municípios paraenses beneficiados”.

O prefeito afirmou que a prefeitura de Paranaíta e de Jacareacanga, no Pará, tinham um acordo que dividia o ISSQN na Usina de Teles Pires. Já na de São Manoel, de acordo com Tony Rufatto, o prefeito paraense disse que não abriria mão de nenhum centavo e com isso todo o impacto da construção fica para o seu município. “A usina não tem nada a ver com o Pará porque Jacareacanga fica a 430 km da obra, não tem impacto nenhum a não ser os recursos que caem no cofre público de lá.  Não é justo porque somos nós que seguramos todos os problemas na saúde, educação, impacto social”.

Segundo o prefeito, os cofres estaduais e municipais deixam de arrecadar milhões por ano por conta dos problemas com as usinas. “Vim reivindicar mais uma vez e Taques demostrou bastante interesse de resolver com o governador do Pará, de forma amigável, até porque Mato Grosso está passando por uma situação financeira delicada e estamos deixando de arrecadar, se o recurso ficar todo para o estado do Pará, R$ 86 milhões por ano, na Teles Pires e R$ 33 milhões em São Manoel. Torço pra que essa negociação aconteça porque é um recurso que vai ajudar muito o município e o estado”.

Outra pauta apresentada foi a pavimentação da MT 206, que liga Paranaíta a Apiacás. Tony destacou que os 128 km desta obra são essenciais, já que no local há uma jazida de Calcário, que trará grandes benefícios aos moradores da região. “A MT 206 já foi licitada em duas partes e só precisa da Ordem de Serviço. O governador garantiu que é prioridade, que assim que o recurso entrar será dada a ordem de serviço para fazer esta estrada. Estou indo para casa feliz com esta notícia”, disse.  

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE