sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Taques afirma que será um soldado do PSDB para mudar o país

PUBLICIDADE

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, iniciou a coletiva com a imprensa, antes do ato de filiação, afirmando que o governador Pedro Taques é um dos homens mais respeitados do país e, por isso, foi bastante cobiçado por várias legendas quando anunciou que deixaria o PDT. Já Taques afirmou que será um “soldado” do PSDB para mudar o Brasil.

O senador José Serra enalteceu a postura de Pedro Taques afirmando que ele é íntegro e competente. O governador do Paraná, Beto Richa, afirmou que o partido está de parabéns por conseguir atrair a confiança de um homem como Taques.

Já o governador do Pará, Simão Janene, lembrou do momento de crise que o país atravessa, defendeu a união de políticos com capacidade de entender que o país precisa de mudanças. O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, ressaltou o perfil de Pedro Taques que está pensando no bem da população e que a legenda vai buscar o resgate da classe política.

O governador de Goiás, Marconi Perillo, afirmou que o Bloco do Brasil Central se fortalece com a entrada de Pedro Taques no PSDB. Já o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ressaltou que Taques vai engrandecer o partido e aumenta a confiança do trabalho por um país melhor.

Após um pequeno tumulto durante o deslocamento das autoridades, o ato teve início com a execução do Hino Nacional. Logo após, foram exibidas cenas do filme Diretas Já e os presentes fizeram uma homenagem à Dante de Oliveira, o último governador tucano de Mato Grosso. A mãe de Dante, Maria de Oliveira, foi uma das homenageadas.

Em seguida, foi a vez do deputado federal Fábio Garcia (PSB) discursar em nome do prefeito de Cuiabá e aliado de Taques, Mauro Mendes (PSB). Já o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), ressaltou que a presença de Taques entre os tucanos vai ajudar o partido a colocar o país no caminho certo. A ex-deputada federal Thelma de Oliveira, por sua vez, se disse satisfeita e alegre com o ingresso de Taques ao ninho tucano, mas cobrou mais atenção do governo às mulheres.

O deputado federal e presidente do PSDB estadual, Nilson Leitão, manifestou emoção e destacou as lideranças nacionais do partido. Para Aécio Neves fez deferência pessoal pelo empenho de convencer Taques a aderir ao ninho tucano. O deputado federal por Pernambuco, Bruno Araújo, e a senadora do PP, Ana Amélia, também discursam elogiando o PSDB pela conquista de um "grande líder".

Para o senador José Serra foi importante a coragem e convicção de Taques que, em 8 meses de gestão, teve a percepção do quadro nacional e trocou de partido. Segundo ele, 3 milhões de habitantes estão representados neste momento pela sigla em Mato Grosso, lembrando que “o Centro-Oeste é tucano”. O governador do Pará, Simão Jatene, então subiu ao palanque e “soltou a voz” cantando “Romaria”, do compositor Renato Teixeira.

Marconi Perillo, governador de Goiás, discursou novamente e falou do orgulho de ter ajudado o PSDB a conquistar a filiação de Taques, não sem antes também prestar uma homenagem a Dante de Oliveira. O governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, por outro lado, agradeceu a escolha de Taques e afirmou que “mais que recuperar o Brasil é preciso recuperar a crença e a esperança da população”.

Beto Richa, governador do Paraná, assegurou que o PSDB é intransigente na defesa dos interesses brasileiros e garantiu que o partido sabe ser oposição. "Nós somos muito diferentes de tudo que estamos vendo por aí que tanto envergonha os brasileiros". Novamente com a palavra, Geraldo Alckmin,  utilizou o ato desta vez para criticar o PT. Segundo o tucano, o partido adversário é "praga" que condenou o Brasil ao desemprego e à corrupção. Por fim, elogiou a liderança de Pedro Taques.

Por fim, Aécio Neves retomou a condução do ato de filiação de Pedro Taques. “O PSDB sabe de onde veio e para que veio”, afirmou, lembrando que o partido é a esperança do povo brasileiro. Sobre Pedro Taques, disse não ter dúvidas do grande político e homem de bem que é o "novo tucano". “Se tornou a grande moda da política nacional, porque ser amigo do Pedro é ser amigo da verdade, da justiça", exaltou.

Em seguida, o governador mato-grossense assinou a ficha e foi, oficialmente, declarado como filiado ao PSDB. Ao subir no palanque, o novo tucano pediu silêncio, apenas para afirmar, em seguida, que não "vamos ficar em silêncio. Não vamos ficar calados". Relembrando a trajetória do PSDB desde a fundação, Taques afirmou que estaria com o PSDB em todos os momentos do partido. Citou o Plano Real, a Constituinte, entre outras lutas e conquistas tucanas. O governador se referiu ainda à crise nacional e conclamou as lideranças nacionais presentes para ajudar o país. “Meu nome é Pedro Taques. Meu número é 45!”, encerrou o discurso, bastante ovacionado.

O anúncio de Taques no PSDB foi feito pelo próprio Aécio Neves, no dia 18 deste mês, em Brasília. “Depois de inúmeras conversas e convites feitos por mim, pelo ex-presidente Fernando Henrique e vários líderes políticos, quero anunciar a filiação do governador de Mato Grosso, Pedro Taques. Em muito pouco tempo no Senado, mostrou sua qualidade intelectual e extraordinária coragem para defender suas posições, muitas vezes em dissonância daquilo que o seu partido orientava. É uma grande conquista para o nosso partido. Taques é líder político muito respeitado por sua honradez, ética. É um governador que está inovando na gestão pública. É um reforço de altíssima qualidade".

(Atualizada às 14h37)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal tranca inquérito contra ex-governador Pedro Taques

Os magistrados da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de...

Prefeito cobra novamente ministério para credenciar clínica renal em Sorriso

O prefeito Ari Lafin reiterou, ao ministério da Saúde, ontem,...

Estado quer fazer retaludamento na rodovia Chapada-Cuiabá para evitar desmoronamentos

O governador Mauro Mendes apresentou, esta tarde, o projeto...
PUBLICIDADE