quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Sorriso: Observatório propõe a prefeito mecanimos para que mais empresas locais participem de licitações

PUBLICIDADE

O prefeito Ari Lafin e secretários reuniram-se, hoje, com presidente Observatório Social de Sorriso (uma organização social), Guilherme Calvo Cavalcante, e tratram de medidas para fortalecer a transparência das ações do poder público municipal e da contenção de gastos públicos. Foi apresentada sugestão para criar o Conselho de Transparência e Gestão em que qualquer cidadão possa participar, pois “fiscalização é inerente a toda população” além de um departamento de preços, “evitando que a administração se atenha a três licitações”, explicou o presidente.

O presidente sugeriu que capacitar, em parceira com o Sebrae, empresas locais para que elas possam participar de licitações. “Muitos empresários não participam por dúvidas mesmo, por não saberem como proceder”, reforçou. No levantamento feito pelo OSS, ano passado, foi constatado que a maioria dos processos licitatórios é vencida por empresas estaduais ou de fora do Estado e não municipais. Segundo os representantes do Observatório, o fato se deve por dúvidas e falta de esclarecimentos. Guilherme pediu ao prefeito para que os integrantes do Observatório possam acompanhar os certames licitatórios, os integrantes do OSS possam acompanhar a execução das obras e a entrega.

Lafin agradeceu a visita e elogiou o trabalho do Observatório. “É uma ferramenta de suma importância e nos precisamos da ajuda do Observatório, pois queremos dar respostas positivas à sociedade com transparência e legalidade”, disse. O gestor expôs que, diariamente, às 06h, tem se reunido com uma banca administrativa para discutir ações técnicas que busquem dinamismo e organização interna para trazer resultado imediato nas ações propostas à sociedade. "É hora de nos unirmos para enxugar a máquina pública e viabilizarmos recursos para fazermos obras e trabalharmos pelo bem do município. Mais uma vez agradeço as sugestões e conto com o apoio do Observatório”, finalizou, através da assessoria.

O Observatório Social em Sorriso funciona na ACES – Associação Comercial e Empresarial-. É um espaço para o exercício da cidadania, reunindo entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública. Empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e demais moradores trabalham, de forma voluntária, no Observatório.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE