sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Sorriso: futuro presidente da câmara municipal será eleito na próxima 2ª

PUBLICIDADE

O presidente da câmara, vereador Fabio Gavasso (PSB) antecipou as eleições da mesa diretora para a próxima segunda-feira (28) durante a 17ª sessão ordinária. Vereadores estão debatendo a composição de chapas, que podem ser feitas até às 12h desta sexta-feira. A câmara é composta por 11 vereadores, sendo 5 da base de sustentação do prefeito Ari Lafin (PSDB) e 6 de oposição. Nenhuma das bancadas abre mão de participação na administração na mesa diretora.

A oposição ao prefeito ainda não apontou um nome para disputar a presidência. Nos bastidores, cogita-se que o candidato será Claudio Oliveira (foto), que é do PR. Outro nome cogitado seria da professora Marisa, que já foi presidente do legislativo. O atual presidente, Fabio Gavasso, não vai concorrer novamente à presidência – está concluindo a segunda gestão.

Como a mesa diretora é composta por quatro cargos (presidente, vice-presidente e primeiro e segundo secretário) as articulações giram em torno do descarte dois nomes de maneira que eles não sejam tentados a ingressar na chapa adversária. Este grupo deve passar o dia de hoje reunido e há expectativa de que até amanhã apresentem a composição publicamente.

Pelo grupo de situação ( que tem menor número de parlamentares), o vereador Dirceu Zanatta (PMDB) já garantiu que “se não tiver nenhum representante nosso numa chapa, vamos montar uma chapa”. O vereador não quis citar nomes, mas diz que ele, mais os vereadores Toco Baggio (PSDB), Marlon Zanella (PMDB) e Damiani na TV (PSC) podem compor uma chapa e ainda serem votados pelo vereador Nereu Bresolin (DEM), que é suplente e não pode se candidatar, apenas votar.

Zanatta também não descartou a possibilidade de compor uma chapa com algum vereador de oposição, abrindo mão, inclusive da presidência.

A antecipação da escolha da futura mesa diretora, que será empossada em dezembro e só assumirá o comando da Câmara em janeiro do ano que vem, foi criticada por Zanatta, que acredita ter vínculo com as eleições de outubro. A assessoria da Câmara negou conotações políticas na antecipação e, por meio de nota, disse que a medida é para atender a uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) com a finalidade de adiantar o processo de transição para que sucessores possam receber todos os dados e informações necessárias à implementação do novo programa de gestão, desde a data de sua posse. “A partir da eleição da nova mesa, será criada uma comissão de Transição de Mandato do Poder Legislativo sorrisense, atendendo a resolução 19/2016 do Tribunal de Contas TCE”.

(Atualizada às 18:38h)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal tranca inquérito contra ex-governador Pedro Taques

Os magistrados da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de...

Prefeito cobra novamente ministério para credenciar clínica renal em Sorriso

O prefeito Ari Lafin reiterou, ao ministério da Saúde, ontem,...

Estado quer fazer retaludamento na rodovia Chapada-Cuiabá para evitar desmoronamentos

O governador Mauro Mendes apresentou, esta tarde, o projeto...
PUBLICIDADE