quarta-feira, 24/abril/2024
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Sinop: vereador quer que motoristas tenham gratuidade no estacionamento rotativo

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O vereador Hedvaldo Costa (PSB) entrou com uma emenda no projeto que instituiu o estacionamento rotativo pago na área central visando conceder 20 minutos de gratuidade para os motoristas, 5 minutos a mais do que o previsto inicialmente em uma emenda de autoria dos vereadores, que acabou vetada pelo prefeito Juarez Costa (PMDB). Ano passado, quando o projeto começou a ser analisado no legislativo, o próprio Hedvaldo acabou votando contra a gratuidade. "Eu havia ouvido apenas a Associação Comercial e Empresarial (ACES). Porém, me arrependo, porque, agora, conversei com diversos comerciantes e com a população, que querem este tempo para estacionar sem pagar", explicou, ao Só Notícias.

A emenda foi encaminhada às comissões da câmara. Além de Hedvaldo, os vereadores Wollgran Araújo (DEM), Cláudio Santos (DEM), Fernando Assunção (PSDB), Júlio Dias (PT), Ticola (PMDB), Carlão (PSD), Roger Schallenberger (PR), Ademir Bortoli (PROS) e Dalton Martini (PP) já assinaram em favor da gratuidade. Para o autor da emenda, caso o prefeito não aprove o tempo gratuito, os vereadores, desta vez, devem conseguir derrubar o veto. "Ele pode vetar, se quiser, mas acredito que agora será diferente. Se não houver nenhuma manobra, a emenda deve ser votada já na próxima sessão", adiantou.  

Conforme Só Notícias já informou, a prefeitura ainda não tem data definida para implantar o estacionamento rotativo. Segundo a secretária de Trânsito, Ivete Malmann, o projeto enviado à câmara de vereadores, há poucos dias, que determina as ruas e avenidas onde os donos de veículos pagarão para estacionar é apenas uma das obrigações preliminares previstas na lei que instituiu a chamada zona azul. “É parte do projeto, mas ainda está em fase inicial. O próximo degrau é definir o número de vagas”.

Em janeiro, Ivete afirmou que a cobrança deveria começar somente quando a avenida Júlio Campos fosse revitalizada, projeto, que, de acordo com ela, deve ser deixado de lado. “Não é competência da secretaria de Trânsito a revitalização, mas sei que não deve ser feita. Por esta razão, a gente já pode discutir quantas vagas serão criadas. É uma sequência de atos. A implantação do estacionamento, agora, está caminhando”, adiantou.

O projeto que estipula as ruas e avenidas onde haverá cobrança foi encaminhado para as comissões na câmara e ainda não tem data prevista para ser votado em plenário. Consta na matéria assinada pelo Poder Executivo que aqueles que estacionarem no “quadrilátero” entre as avenidas Itaúbas, Jacarandás, Figueiras e Embaúbas vão ter que pagar. Pelo projeto, terão estacionamento rotativo as ruas Azaleias, Avencas, Rosas, Orquídeas, Primaveras, Lírios, Aroeiras, Nogueiras, Pitangueiras e Castanheiras. A cobrança também abrange as avenidas das Acácias, Sibipirunas e Júlio Campos, além das quatro já citadas anteriormente (Figueiras, Embaúbas, Itaúbas e Jacarandás).

O estacionamento rotativo pago na área central foi aprovado, em novembro do ano passado, por unanimidade, com as ausências de Fernando Brandão (SD) e Hedvaldo Costa. Durante a tramitação do projeto, o prefeito vetou parcialmente a emenda que concedia 15 minutos de gratuidade, alegando ser “inadequada”. O veto que derrubou a gratuidade foi mantido na câmara, mas teve os votos contrários dos vereadores Dalton Martini (PP), Fernando Assunção (PSDB), Wollgran Araújo (DEM) e Carlão da Asa (DEM).

O estacionamento rotativo pago funcionará das 8h às 18h, de segunda à sábado, e será destinado a veículos de passageiros e de carga de duas a cinco toneladas. A tarifa ainda será estabelecida por outra lei. Os que estiverem estacionados irregularmente poderão ser multados e até removidos. Entre as infrações estão estacionar o veículo nas áreas regulamentadas sem o respectivo pagamento; utilizar incorretamente uma vaga do sistema, contrariando as suas normas; ultrapassar o tempo máximo de três horas de estacionamento na mesma vaga.

A empresa concessionária será responsável apenas por eventuais prejuízos aos proprietários dos veículos “em caso de guinchamento”. Veículos prestadores de serviços públicos essenciais, como ambulâncias, por exemplo, não precisarão pagar pelo estacionamento. Pessoas com deficiência e idosos também terão isenção.

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