quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Senador de MT critica Dilma por vetar novas regras para criação de municípios

PUBLICIDADE

O senador Jayme Campos (DEM) criticou, esta tarde, no Senado, a decisão da presidente Dilma Rousseff em vetar integralmente o Projeto de Lei Complementar que definia critérios para criação, emancipação e fusão de municípios. “O projeto é resultado de amplo entendimento mantido no âmbito das duas Casas do congresso, após exaustivos debates e intensas negociações”. Para ele, o veto configura abuso de poder. “Aquilo que julgávamos ser fruto do entendimento, após tantos esforços empreendidos, demonstra-se agora inequívoco sinal de arbítrio, ante uma inesperada e desnecessária demonstração de força e abuso de poder”.

A criação de novos municípios, segundo o parlamentar, reduzirá as desigualdades regionais. “Não tenho dúvida de que a proliferação criteriosa, política e economicamente responsável, de novos municípios certamente redunda na redução das desigualdades regionais; na maior presença do Poder Público junto ao cidadão; na geração e no crescimento de empregos; redunda, enfim, no bem estar social e no impulso progressista de que nossa nação tanto precisa e merece”.

Em seu discurso no plenário, Campos lembrou sua experiência como governador de Mato Grosso quando criou 21 novas cidades. “Como governador, tive a primazia de criar 21 municípios, que hoje são cidades prósperas, desenvolvidas. Algumas têm um IDH invejável em todo o Território nacional. Alguns servem como modelo”.

O senador conclamou o Congresso Nacional a resistirem ao que chamou de tentativa de desvalorização do Legislativo. “Conclamo o Senado e a Câmara a resistirem a mais esta tentativa de desvalorização e aviltamento do Legislativo. E o faço em nome da consciência e da dignidade. Faço-o, acima de tudo, em nome da responsabilidade que temos para com nossos eleitores”.

A presidente também foi criticada pela AMM -Associação Mato-grossense dos Municípios- por ter vetado o projeto. Ainda no discurso, Jayme Campos criticou obras "mal feitas" pelo governo federal e citou o aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, que ontem à noite teve parte do forro do telhado destruído pelos ventos fortes e chuvas intensas. "É uma vergonha, uma lástima", disparou.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE