quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Rosana lidera pesquisa Gazeta Dados para prefeito em Sinop e 23% estão indecisos

PUBLICIDADE

Rodada de pesquisa do Gazeta Dados coloca a atual vice-prefeita Rosana Martinelli (PR) na frente na corrida eleitoral de Sinop. De acordo com o instituto, ela tem atualmente 38% das intenções de voto na modalidade estimulada. A republicana é seguida pelo candidato do PSD, o empresário Roberto Dorner, apontado por 17% dos entrevistados, e por Dalton Martini (PP), com 13%.

Os dois, inclusive, estão empatados tecnicamente, uma vez que a margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. Brancos e nulos somam 9% e chama a atenção o alto índice de eleitores indecisos, 23%.

A liderança de Rosana, verificada na modalidade estimulada, ou seja, quando o entrevistado é colocado diante de um cartão com os nomes de todos os candidatos, também ocorre na chamada pesquisa espontânea, em que o eleitor escolhe o seu favorito sem nenhum tipo de auxílio.

Neste caso, a republicana atinge um patamar muito próximo, de 37% das intenções de voto. Já Dorner e Dalton seguem em situação de empate técnico, com 16% e 12%, respectivamente. Votos brancos e nulos chegam a 9% e o índice de eleitores indecisos oscila, mas dentro da margem de erro, para 26%.

O Gazeta Dados também mediu o índice de rejeição dos candidatos que pretendem substituir o atual prefeito, Juarez Costa (PMDB). Neste cenário, Dorner é o mais rejeitado. Do total de eleitores ouvidos, 21% afirmaram que não votariam no pessedista, enquanto que Martinelli não receberá votos de 11% dos eleitores da cidade. Já Martini tem taxa de rejeição de 9%, enquanto que 48% dos entrevistados disseram não saber qual candidato rejeitam.

Em Sinop, a exemplo de outros 139 municípios de Mato Grosso não haverá segundo turno. Isso porque a cidade não conta com mais de 200 mil eleitores.

Dados divulgados em junho deste ano pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) mostram que o município conta com 88.342 eleitores aptos a votarem em 2 de outubro.

Para chegar a estes resultados, o Gazeta Dados ouviu 400 eleitores, entre os dias 21 e 23 de setembro, nas zonas urbana e rural da cidade. Com margem de erro de 3%, o índice de confiança do levantamento atinge 95%. Isso significa que se fossem realizadas 100 pesquisas, em 95 delas os resultados seriam os mesmos, dentro da margem de erro estipulada. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número MT-02454/2016.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE