quinta-feira, 18/abril/2024
PUBLICIDADE

Pedro Taques venceria eleição no primeiro turno, aponta Gazeta Dados

PUBLICIDADE

O senador e candidato ao governo, Pedro Taques (PDT), confirma a liderança e venceria a disputa ao comando do Estado no primeiro turno das eleições. É o que mostra a terceira rodada de pesquisas do Instituto Gazeta Dados, com 41% das intenções de voto para o pedetista, que subiu dois pontos percentuais em relação ao estudo anterior. Lúdio Cabral (PT) soma 24%, quatro pontos a mais que a pesquisa passada. A candidata do PSD, Janete Riva, contabiliza 7% da preferência do eleitor. Nesse estudo, não pontuaram os candidatos José Roberto (Psol) e José Marcondes (PHS), o Muvuca. Votos brancos ou nulos somaram 9% e não responderam ou não souberam 19% dos entrevistados.

O levantamento foi realizado entre os dias 25 e 27 de setembro e ouviu 1.095 pessoas em 66 municípios de 12 regiões do Estado. A técnica usada é a survey, que consiste na aplicação de um questionário estruturado e padronizado a uma amostra representativa do público pesquisado. A pesquisa está registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), sob o número 00113/2014.

Na modalidade estimulada, os votos válidos de Taques são de 56,94%, com margem de erro para mais de 59,94% ou para menos de 53,94%. Lúdio soma 33,33% dos votos válidos, 36,33% para mais e 30,33% para menos. Janete Riva pontua 9,72% dos votos válidos, considerando 12,72% na margem de erro para mais e 6,72 para menos.

Taques aumentou em dois pontos percentuais seu crescimento em relação à segunda pesquisa Gazeta Dados, realizada entre 5 e 8 de setembro. Nesse período, obteve 39% da preferência do eleitor, e também conquistaria a vitória nas urnas no primeiro turno. Na primeira fase do estudo, feito de 8 a 10 de agosto, o pedetista somava 32%. Lúdio Cabral também manteve crescimento eleitoral. No segundo estudo pontuou 10%, contra 14% no primeiro. Na segunda rodada de pesquisas do Instituto Gazeta Dados, o então candidato ao governo pelo PSD, José Riva, somou 10%, e 14% na primeira etapa. Janete substituiu Riva na disputa.

Na sondagem espontânea, Pedro Taques soma 29%, Lúdio 18% e Janete 5%. Muvuca e José Roberto não pontuaram. Esse mesmo quadro mostra novamente o gradativo crescimento eleitoral de Taques, que somou 21% na segunda rodada Gazeta Dados, na espontânea, e 11% no primeiro estudo.

Simulação segundo turno – o candidato do PDT, Pedro Taques, venceria o segundo turno contra o adversário Lúdio Cabral (PT), com 44% das intenções de voto. O petista nesse cenário teria 28% como mostra simulação do Instituto Gazeta Dados. Votos brancos ou nulos somam 7% e não responderam ou não souberam 21%. Na segunda rodada de pesquisas, Taques tinha 42% contra 23% de Lúdio. No primeiro estudo, o pedetista também se sobressaía ao petista, com 38% e 19%, respectivamente.

Um embate no segundo turno entre Lúdio Cabral e Janete Riva daria a vitória ao petista, com 44% das intenções de voto. Janete somaria 14%. Votos brancos ou nulos somam 12% e não responderam ao questionário ou não souberam 30%.

Taques também venceria eventual segundo turno tendo como adversária Janete Riva, com 51% das intenções de votos e 10%, respectivamente. Nesse cenário, somam 10% votos brancos ou nulos e 20% preferiram não responder ou não souberam.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito de Nova Mutum inspeciona cascalhamento de 10 km na Estrada Arinos

O prefeito Leandro Félix inspecionou, hoje, o trabalho de...

Nova Mutum adere a plataforma virtual para agilizar atendimentos na assistência social

A prefeitura contratou empresa especializada para o fornecimento de...

Bolsonaro tem grande recepção em Sinop, critica Lula e visita a Norte Show

O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) desembarcou, no...
PUBLICIDADE