sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Ministro diz que edital da ferrovia Lucas Rio Verde-Goiás é ajustado mas não dá prazo

PUBLICIDADE

O edital de concessão da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), ligando Lucas do Rio Verde a Campinorte (GO), já está sem fase de ajustes e deve ser o primeiro lançado dentro do programa  de concessões do governo federal. O posicionamento é do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, que ao abordar o tema, ontem, no seminário Brasil nos Trilhos, em Brasília, evitou falar em prazos, mas disse que tem ouvido o setor produtivo que cobra para a obra ser iniciada logo.

A ferrovia terá 1.065 km de extensão ao todo, mas em Mato Grosso, os trens devem passar por Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Ubiratã, Paranatinga, Gaúcha do Norte, Água Boa, Canarana, Nova Nazaré e Cocalinho). Ela deve derrubar em 30% os custos com transporte de grãos, madeira, combustível e demais produtos. O setor produtivo mato-grossense cobra o governo para a obra começar o quanto antes (ela havia sido prometida pela presidente Dilma Rousseff quando estava em campanha, há 3 anos).

Em fevereiro, o Tribunal de Contas da União liberou o  Ministério dos Transportes, através da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) de continuar o processo licitatório para construir a FICO. Os investimentos podem atingir R$ 6 bilhões.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE