quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Mais de 700 urnas já estão preparadas para as eleições em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O trabalho de preparação das urnas eletrônicas para as eleições será intensificado, entre os dias 22 e 25. Até o momento, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) já lacrou 764 urnas, que representa 9% do total de todo o Estado. Conforme o balanço apresentado, cinco zonas eleitorais de dez municípios já estão com as urnas preparadas para o pleito, que ocorrerá no dia 5 de outubro.

Das 764 urnas preparadas, 641 são de seção, cinco mesas de justificativa e 118 são urnas de contingência (reserva). Segundo o coordenador de Sistemas Eleitorais do TRE, Salomão Fortaleza, as cerimônias de carga e lacre das urnas ocorrem dentro do cronograma. “O andamento do trabalho é satisfatório, e os problemas também estão abaixo da média. Vamos concluir o trabalho esta semana, dentro do prazo previsto”.

Já estão com urnas eletrônicas preparadas, as seguintes zonas eleitorais: 1° (Cuiabá); 20ª (Várzea Grande); 28ª (Porto Alegre do Norte, Canabrava do Norte, Confresa, São José do Xingu); 53ª (Ribeirão Cascalheira, Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada); 58ª (Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento). É importante frisar que a atividade de carga e lacre e aberta ao público, podendo ser acompanhada por representantes dos partidos e coligações.

A cerimônia de carga e lacre teve início no dia 16 de setembro. Nesta fase são gerados pelo sistema do TSE os conteúdos das mídias que serão inseridas nas urnas. Uma das mídias inseridas contém os dados dos candidatos e dos eleitores que votam na seção na qual aquela urna vai ser instalada e a outra mídia é a que vai coletar os dados da votação. Após a inserção das mídias, as urnas são fechadas e recebem lacres que são assinados pelo Juiz Eleitoral e pelo Promotor de Justiça do Município da respectiva zona eleitoral.

Ao final da cerimônia é realizada uma auditoria por amostragem das urnas preparadas na presença de todos. Nesse momento são verificadas a autenticidade dos aplicativos e as assinaturas digitais, além da realização de um teste de votação. O calendário prevê ainda as datas em que as zonas eleitorais realizarão a Conferência Visual dos dados constantes nas urnas eletrônicas que apresentaram algum problema durante a cerimônia de carga e lacre.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE