sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Justiça determina prisão de ex-comandante da PM de Mato Grosso no caso dos grampos telefônicos

PUBLICIDADE

 O ex-comandante da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Zaqueu Barbosa, e o cabo da PM, Gerson Luiz Ferreira Correa Júnior, tiveram mandados de prisão expedidos, esta tarde. A decisão é do juiz da Vara Especializada em Crimes Militares, Marcos Faleiros. Os dois são acusados de envolvimento nas escutas telefônicas ilegais descobertas recentemente. O coronel está na unidade do Bope. O cabo foi conduzido ao batalhão da Rotam.

No caso foram “grampeados” celulares de políticos, advogados, jornalistas, servidores estaduais e outras pessoas. As escutas ilegais foram realizadas pela Polícia Militar e a justificativa apresentada era a de monitorar uma quadrilha de tráfico de drogas. Porém, os números grampeados não tinham ligação com este tipo de crime.

O cabo da PM é apontado como um dos responsáveis por solicitar os grampos a um juiz que até então atuava na Comarca de Cáceres. Desde janeiro, ele exerce a função de assessor técnico na Casa Militar do Estado. Os grampos ilegais começaram em 2014 quando o coronel Zaqueu era o comandante-geral da Polícia Militar.

No pedido protocolado na justiça apareciam codinomes de pessoas que seriam grampeadas supostamente por tráfico de drogas. Porém, os telefones pertenciam a outras pessoas sem qualquer tipo de ligação com este tipo de crime. A deputada estadual Janaina Riva (PMDB) por exemplo teve dois celulares grampeados e recebeu o codinome de “Janair”.

Ainda não se sabe qual seria a finalidade desta “arapongagem” por parte de integrantes do alto escalão do governo. O caso veio à tona após denúncia feita pelo ex-secretário de Estado de Segurança Pública, promotor Mauro Zaque. Ele chegou a afirmar que o governador Pedro Taques (PSDB) sabia desta espionagem ilegal e nada fez para coibir.

O governador deu entrevista coletiva negando saber deste fato e afirmou que Zaque mentiu. Taques também disse que estaria sendo chantageado pelo ex-secretário.

Por conta deste caso, o atual secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, pediu investigações.

Outro lado
O governo do Estado informou, há pouco, em nota, que "diante das prisões determinadas pelo juiz Marcos Faleiros, da 11ª Vara Criminal de Cuiabá, nesta terça-feira, do coronel da reserva Zaqueu Barbosa, ex-comandante geral da Polícia Militar do Estado e do cabo Gerson Luiz Ferreira Junior, atualmente lotado na Casa Militar, sob suspeita de envolvimento em supostas interceptações telefônicas ilegais, o Governo de Mato Grosso vem a público expressar seu total apoio a todas as investigações em curso sobre o caso, no âmbito do Poder Executivo e dos demais poderes, e reitera sua convicção de que o assunto deve ser apurado com o máximo rigor e, comprovando-se qualquer ato ilícito, que os responsáveis sejam punidos na forma da lei.

O governo reitera, ainda, que há dois procedimentos em curso no âmbito do Estado de Mato Grosso, sendo um IPM (Inquérito Policial Militar) e outro Inquérito Policial na Defaz (Delegacia Especializada em Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública) para investigar tais denúncias.

O governo ressalva, porém, que o coronel Zaqueu sempre foi um militar de conduta exemplar e idônea, de moral ilibada, tendo exercido por várias vezes cargos relevantes no Comando da Polícia Militar, e que é necessário aguardar o término das investigações para que se faça qualquer juízo de valor. O mesmo se aplica ao cabo Gerson, que não possui qualquer mácula na sua ficha funcional".

(Atualizada às 08:32h em 24/5)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tremor de terra é registrado em município de Mato Grosso

O município de Ribeirão Cascalheira (700 quilômetros de Cuiabá)...

Concessionária vai construir passarela na BR-163 em Peixoto e vai alterar trânsito

A concessionária Via Brasil, que administra o trecho da...

Justiça vê legítima defesa e absolve policial que matou empresário em Sinop

A juíza da 1ª Vara Criminal de Sinop, Rosângela...

Sinop: prefeitura firma parceria com AMA para manutenção de atendimentos

O executivo municipal definiu a formalização de termo de...
PUBLICIDADE