sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Deputados e vereadores reforçam com ministro pedido para criar em Sinop Universidade Federal do Norte

PUBLICIDADE

O deputado federal Nilson Leitão (PSDB) entregou, hoje, ao ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM) requerimento apresentado à mesa diretora da Câmara dos Deputados, que pede a criação, em Sinop, da Universidade do Norte de Mato Grosso (Ufenorte). O deputado Dilmar Dal Bosco e o vereador Fernando Assunção participaram. “Com o enfraquecimento da atividade madeireira, Sinop encontrou sua vocação na educação. Somos hoje, talvez, o maior polo educacional de Mato Grosso. Temos dezenas de cursos de graduação e milhares de estudantes, inclusive de outras cidades da região e do País. Por isso buscamos a criação de Ufenorte. Uma universidade autônoma trará melhor qualidade de ensino e ampliará a oportunidade de graduação para nossos jovens”, disse Leitão, ao ministro. Ele também lembrou os avanços dos últimos anos, como a conquista da Faculdade de Medicina no campus da UFMT em Sinop, mas ressaltou a necessidade de uma universidade com autonomia de gestão, que possa crescer com foco nas necessidades da região.

Em 2007 o senador Jayme Campos apresentou um projeto de lei no Senado, que apesar de ser aprovado nas comissões pertinentes, não avançou. Em 2013, o vereador Fernando Assunção cobrou, da tribuna da câmara de vereadores, a votação do projeto no Congresso Nacional e, há um ano, apresentou indicação aos deputados Leitão e Dilmar Dal´Bosco pedindo empenho para a questão.

Fernando expôs ao ministro que a criação da Ufenorte faz parte de um olhar estratégico para a região. “A autonomia atende a uma política territorial de desenvolvimento da Amazônia Legal. Com certeza absoluta, estaremos atendendo a um público de mais de 40 cidades da região norte de Mato Grosso e também da região Sul do Pará. Tivemos diversas conquistas nos últimos anos, mas não podemos achar que isto basta. Avançar na educação é garantir melhor qualificação para o mercado de trabalho e por consequência, melhoria na qualidade de vida de nossa gente”, justificou.

O vereador Wollgran Araujo também esteve na audiência.

A informação é da assessoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de MT firma parceria para regularizar mais de 10 mil imóveis

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, assinou um...

Presidente do Cipem se reúne com vice-governador e detalha prioridades do setor florestal

O presidente do Centro das Industrias Produtoras e Exportadoras...

Governo de MT confirma pagamento de servidores na próxima segunda

O governo de Mato Grosso depositará na segunda-feira (29)...
PUBLICIDADE