sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Cuiabá é o único município de Mato Grosso que pode ter segundo turno

PUBLICIDADE

Apenas os municípios com mais de 200 mil eleitores podem realizar o segundo turno nas eleições deste ano para a escolha do prefeito e vice. Em Mato Grosso, Cuiabá – que possui 415 mil eleitores cadastrados, é o único que se enquadra nesse perfil.

As eleições neste ano serão realizadas em outubro, nos dias 2 (1ª turno) e 23 (2ª turno), se houver. De acordo com a legislação, sempre haverá o segundo turno nos municípios com mais de 200 mil eleitores, quando no primeiro turno, nenhum candidato obter mais da metade dos votos válidos. Disputam o segundo turno, os dois candidatos mais votados.

Para efeito do cálculo quanto a realização ou não do 2ª turno, considera-se válidos os votos dados a todos os candidatos que concorreram ao cargo de prefeito. Não se realiza novas eleições, se o candidato mais votado tiver obtido mais de 50% dos votos válidos.

O segundo turno só é cabível nos cargos majoritários (presidente e seu vice, governador e seu vice e prefeito e seu vice). Já os cargos proporcionais (senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores) são eleitos em um único turno.

Mato Grosso tem ainda dois municípios com colegiado eleitoral próximo aos 200 mil cadastrados. Trata-se de Várzea Grande que conta com 182.982 eleitores cadastrados, seguido por Rondonópolis, que possui 145.044 inscritos.

Das 26 capitais no Brasil, 25 contam com mais de 200 eleitores cadastrados, sendo possível, a realização do segundo turno. O único estado que não possui nenhum município com mais de 200 mil eleitores é Tocantins.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeito inaugura ciclovias e pistas de caminhada em avenidas de Nova Mutum

A prefeitura de Nova Mutum inaugurou duas obras do...

Prefeito anuncia mais 100 quilômetros de asfaltamento em Várzea Grande

O prefeito Kalil Baracat anunciou que vai incluir no...

Mato Grosso passa a ter setor de inteligência de combater a crimes tributários

O Governo de Mato Grosso implantou a Coordenadoria de...

Ministério autoriza criar mais um câmpus do IFMT em Mato Grosso

O ministério da Educação confirmou a assinatura da portaria...
PUBLICIDADE