quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Câmara de Nova Ubiratã votará afastamento de vereadores presos em Sorriso

PUBLICIDADE

A Câmara de Nova Ubiratã (80 quilômetros de Sorriso) vai votar, na próxima semana, na primeira sessão após o recesso, o pedido de afastamento, pelo prazo de 60 dias, dos vereadores Reinaldo de Freitas e José Itamar Marcondes. Ambos foram presos, na semana passada, em operação deflagrada pelo Ministério Público Estadual e o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), e continuam no Centro de Ressocialização em Sorriso.

Através da assessoria jurídica da câmara, eles solicitaram afastamento. O assessor jurídico do Poder Legislativo, João Carneiro, explicou, ao Só Notícias, que Freitas e  José Itamar devem aguardar o desenrolar do processo e ainda não se cogita abertura de procedimento para apurar se houve quebra de decoro e se resultaria em cassação dos mandatos. “Eles estão em prisão preventiva, ainda estão sendo investigados”, explicou.

Na sessão do dia 1º serão convocados os suplentes Leonildo Antônio e Antônio Leitão de Souza para assumirem.

Conforme Só Notícias já informou, o Ministério Público Estadual acusa os dois vereadores de chefiarem o tráfico de drogas no município. O vereador Itamar também responderá por porte ilegal de armas, já que no momento de sua prisão o Gaeco encontrou um revólver calibre 38.

De acordo com o Ministério Público, além dos vereadores, mais seis pessoas foram denunciadas e presas. Elas são acusadas de tráfico de drogas, associação ao tráfico e corrupção de menor. Consta na denúncia, que integrantes do grupo chegaram a oferecer uma quantia de R$ 15 mil para a execução de policiais militares que tentavam coibir o tráfico na cidade.

Os acusados, segundo o MPE, praticaram de forma reiterada os crimes de tráfico de drogas previstos no artigo 33 da Lei 11.343/06. Além da venda de entorpecente, eles adquiriram, preparam, transportaram, armazenaram e ofereceram o produto para consumo. A comercialização da droga, conforme o MPE, foi realizada, inclusive, dentro da Cadeia Pública de Nova Mutum e em uma escola da cidade de Nova Ubiratã.

Os dois vereadores negam as acusações. Freitas disse que nunca se envolveu com o tráfico de drogas. "Tenho feito é arrumar internação para estas pessoas (dependentes químicos). Não tenho envolvimento nenhum". Freitas disse que pessoas presas no município foram "lapidadas pela Polícia Militar para que incluíssem o nome dele e do vereador Itamar".

Ele também acusou um sargento, um cabo e um soldado da PM de tentar incriminá-lo porque alega que os denunciou por condutas que estariam tendo em Nova Ubiratã de supostos abusos, "propinas, envolvendo tráfico, festas, tiros na avenida com pistola e policial fazendo cavalo de pau. Eu denunciei. Levei ao conhecimento da Secretaria de Segurança em Cuiabá", aponta.

(Atualizada às 12:04hs)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura no Nortão comprará mais de 10 novos veículos

O poder executivo em Feliz Natal (110 quilômetros de...

Estado avalia áreas para construção de novo hospital regional em Mato Grosso

O secretário estadual de Saúde de Mato Grosso, Gilberto...
PUBLICIDADE