sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Assembleia Legislativa poderá adotar eleição avulsa

PUBLICIDADE

Responsável por presidir a sessão solene em que será dada posse aos novos 24 deputados estaduais e eleita a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, o deputado Romoaldo Júnior (PMDB) pode convocar uma eleição avulsa aos sete cargos de direção do Parlamento.

A decisão vai depender de haver o registro de candidaturas isoladas, além daquelas definidas na chapa encabeçada por Guilherme Maluf (PSDB). O peemedebista estaria esperando apenas a oficialização das intenções de Zeca Viana (PDT) e Emanuel Pinheiro (PR) de serem candidatos a presidente e primeiro-secretário, respectivamente, para requerer um parecer jurídico quanto à prática, já aplicada em outros parlamentos, como é caso do Congresso Nacional.

Até a manhã de ontem, Zeca sustentava que manteria o lançamento de uma chapa adversária à de Maluf, caso os demais seis deputados que não apoiam a eleição do tucano concordassem em se candidatar, mesmo sabendo da derrota. Romoaldo, no entanto, não se mostrou disposto à empreitada.

“Jogamos com ética e respeito até o final. Perdemos. Agora é aceitar a derrota. Disputa política é assim, quem aglutina mais vence e o Guilherme Maluf conseguiu”, pontuou o deputado peemedebista, ressaltando que manterá a coerência de acompanhar as orientações de Zeca Viana, que acabou se tornando o líder deste pequeno grupo.

Já Emanuel Pinheiro descartou a possibilidade de lançar uma candidatura avulsa. O republicano reconheceu ter conversado informalmente com alguns deputados a respeito da eleição nestes moldes (em que, no lugar de chapas inteiras, os deputados votam nos candidatos a cada um dos cargos da Mesa Diretora separadamente). Considerou, no entanto, que, mesmo assim, o projeto já não seria mais viável.

“Depois que tudo aconteceu, eu me recolhi e parei de conversar com os deputados atrás de votos. Não trabalhei mais esse assunto”, explica, se referindo ao fato de ter seu projeto à presidência da AL preterido pelo bloco governista diante da candidatura de Maluf ao mesmo cargo.

Confinamento – as candidaturas avulsas realmente podem ter dificuldades de sucesso, já que os 17 deputados eleitos que confirmaram apoio a Guilherme Maluf estariam “confinados” em um hotel na região de Chapada dos Guimarães. A estratégia seria para evitar contato com os sete deputados adversários e, com isso, possíveis dissidentes do grupo.

Durante o período de isolamento, o bloco também deve dar continuidade às discussões sobre os ocupantes dos demais cargos da chapa. Até agora, além de Maluf, foram oficializadas as candidaturas de Ondanir Bortolini, o Nininho (PR), a primeiro-secretário e de Eduardo Botelho (PSB) a primeiro vice-presidente. Restam ser defendidas mais uma vice-presidência e três secretarias.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal tranca inquérito contra ex-governador Pedro Taques

Os magistrados da Terceira Câmara Criminal do Tribunal de...

Prefeito cobra novamente ministério para credenciar clínica renal em Sorriso

O prefeito Ari Lafin reiterou, ao ministério da Saúde, ontem,...

Estado quer fazer retaludamento na rodovia Chapada-Cuiabá para evitar desmoronamentos

O governador Mauro Mendes apresentou, esta tarde, o projeto...
PUBLICIDADE