sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Ararath: Eder e Vivaldo vão depor dia 10 na justiça federal

PUBLICIDADE

O ex-secretário de Fazenda e da Secopa, Eder Moraes (PMDB), volta a depor na Justiça Federal no próximo dia 10 em mais um processo originado da Operação Ararath que investiga crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro. Quem também será ouvido no mesmo dia é o ex-secretário adjunto de Fazenda, Vivaldo Lopes Dias, réu sob as mesmas acusações. As audiências de instrução serão comandandas pelo juiz Jeferson Schneider, titular da 5ª Vara Federal de Cuiabá.

É o processo desmembrado da primeira ação em virtude de uma perícia contábil na empresa de Vivaldo que, segundo o Ministério Público Federal (MPF), também recebeu dinheiro oriundo de empréstimos tidos como ilegais. O processo, originado do inquérito número 233/2014, tem 2.791 páginas. As audiências foram marcadas porque a perícia contábil já foi encerrada, bem como todas as diligências complementares e questionamentos levantados pela defesa de Vivaldo. O laudo da perícia já foi juntado no processo e os advogados dos réus já foram comunicados. Dessa forma, o interrogatório de Eder e Vivaldo foi marcado para o dia 10. A intimação foi publicada no dia 22 deste mês.

De acordo com a denúncia do MPF, Eder Moraes articulava os empréstimos junto às empresas Globo Fomento Mercantil e Comercial Amazônia Petróleo do empresário Gércio Marcelino Mendonça Júnior, o Júnior Mendonça, que está na condição de delator premiado do esquema. As empresas não tinham autorização do Banco Central para operar como instituições financeiras.

Os recursos seriam destinados para custear campanhas políticas e até comprar uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado (TCE) por parte do ex-deputado estadual Sérgio Ricardo de Almeida (PR), um dos investigados na Operação Ararath. Eder é apontado como principal operador do esquema de lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro que pode ter movimentado pelo menos R$ 500 milhões.

O processo principal da Ararath tem Eder, sua esposa Laura Tereza da Costa Dias e o superintendente regional do Bic Banco em Mato Grosso, Luis Carlos Cuzziol. Todas as etapas já foram concluídas e o processo está concluso para receber uma decisão nos próximos dias.

Eder Moraes ficou cerca de dois meses preso, em Brasília.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE