quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Aprovado projeto prevendo serviço de telefonia móvel em zonas rurais de MT

PUBLICIDADE

Foi aprovado, ontem, em primeira votação no plenário, o projeto de Lei de autoria da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia Móvel, que prevê a formação do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas (PPP) envolvendo governo do Estado, prefeituras e operadoras de telefonia celular para a viabilização dos serviços de telefonia móvel em 109 localidades/distritos rurais em Mato Grosso.

Apesar de os locais beneficiados com o projeto possuírem potencialidade para receber o serviço de telefonia móvel e já serem atendidos com a telefonia fixa, ainda não possuem previsão de atendimento por parte das operadoras. “Levamos em consideração a necessidade de integração dessas áreas rurais para alavancar o desenvolvimento social e econômico da região, uma vez que vai permitir que mais de 100 mil habitantes tenham acesso a esse serviço de comunicação tão importante nos dias de hoje”, reforça o presidente da CPI, deputado Ondanir Bortolini, Nininho.

Dentre os termos acordados na PPP deverá constar a isenção de ICMS das empresas de serviço móvel celular, até o limite do valor do investimento para atender cada localidade, sendo então extinta a isenção.

As operadoras deverão oferecer às zonas rurais, os mesmos serviços disponíveis nas localidades urbanas. Também é de responsabilidade da operadora: a instalação de toda infraestrutura necessária para o bom funcionamento dos serviços; tornar disponível até 31 de dezembro de 2016 o serviço Móvel Pessoal nas localidades que o projeto abrange; definir propostas e cronograma de implantação; disponibilizar planos de serviços (pré e pós-pagos) não discriminatórios; fornecer mensalmente relatórios ao governo do Estado sobre faturamento e documentos fiscais relativos à investimentos em equipamentos/aparelhos comercializados e manter o Estado informado sobre o andamento das obras e prazos de execução.

Para o Estado caberá fornecer a isenção do diferencial de alíquotas dos equipamentos utilizados no atendimento; nos primeiros mil aparelhos celulares comercializados por localidade e fornecer isenção do recolhimento do ICMS sobre o faturamento gerado pelas ERB/BTS também das localidades atendidas.

A isenção do ICMS será estabelecida por meio de contrato entre operadoras e governo do Estado que fixará condições para a execução.

As prefeituras também terão sua cota de responsabilidade, dentre elas: viabilizar área mínima necessária para a instalação dos equipamentos dentro do perímetro urbano; providenciar, com urgência, as licenças necessárias para a instalação das torres e garantir a venda de no mínimo mil acessos por região beneficiada.

“São distritos importantes como Santa Elvira, em Juscimeira, Ouro Branco do Sul, em Itiquira, Santo Antônio da Fartura, em São José do Xingu, Boa Esperança do Norte, em Sorriso, e Guariba, em Colniza, que ainda não possuem o serviço de telefonia móvel e perdem muito com isso. Quando viajamos em caravana com a CPI da Telefonia Móvel, recebemos muitos pedidos por onde passamos e me comprometi em ajudar”, finaliza Nininho.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso começa definir área onde serão construídas casas para famílias carentes

A prefeitura fará chamamento público, este mês, tendo como...

Prefeito encaminha projeto à câmara para abrir seletivo com 140 vagas em Sinop

O prefeito Roberto Dorner encaminhou à câmara de vereadores...

Senadora quer nome de mãe e filhas mortas em Sorriso em lei do cadastro de estupradores

O Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Estupro pode...
PUBLICIDADE