quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Alta Floresta: secretaria faz balanço e aponta 700 km de estradas recuperadas

PUBLICIDADE

A Secretaria de Infraestrutura divulgou o balanço das ações realizadas de abril a dezembro de 2015. O levantamento destaca as obras executadas no perímetro urbano e na zona rural do município em nove meses de trabalhos ininterruptos. Neste período, na zona rural, foram recuperados aproximadamente 700 quilômetros de estradas, construídos 24 bueiros tubulares e recuperadas 31 pontes.

Segundo assessoria, entre os setores atendidos está a Pista do Cabeça que há anos não recebia a atenção do poder público e teve a recuperação total das vicinais, inclusive o acesso com o município de Nova Canaã do Norte. As vicinais do Assentamento Jacamim também foram patroladas e cascalhadas até a MT 010, mais uma via de acesso ao município vizinho e ao distrito de Colorado do Norte.

O Setor Sul, com a maior malha viária do município, está com praticamente 90% das estradas vicinais patroladas e cascalhadas. As rodovias estaduais também receberam a atenção da Secretaria de Infraestrutura. A MT-010 foi recuperada até a 7ª Sul – cerca de 70 quilômetros, e a MT-325 foi recuperada em parceria com o setor produtivo e o Governo do Estado até o acesso ao município de Juara – aproximadamente 130 quilômetros. Uma equipe permanece trabalhando para concluir a recuperação das vicinais do Setor Sul e outra equipe concluiu o patrolamento da vicinal Vale do Apiacás e das duas principais vicinais do Setor Leste – 3ª e 4ª Leste.

Na cidade o serviço também foi intenso. Além da coleta do lixo doméstico, a prefeitura,  por meio da Secretaria de Infraestrutura, realizou a operação tapa-buraco nas avenidas e ruas pavimentadas, tendo sido fabricado mais de 100 toneladas de pavifácil na própria secretaria. Também foram construídos mais de 21 mil metros quadrados de asfalto em parceria com os moradores e com recursos próprios e realizada a limpeza das avenidas centrais, a roçagem de áreas públicas e coleta de folhas e galhos.

O secretário Eloi Luiz de Almeida explico que para executar estas obras foi necessário fazer investimentos pontuais priorizando a frota de máquinas do município. Ele lembro que quando assumiu, no dia 26 de março de 2015, encontrou uma motoniveladora, uma PC e uma retroescavadeira funcionando, o restante do maquinário – seis caminhões basculantes, cinco motoniveladoras, três pás carregadeiras e dois tratores esteira – um D50 e um D65, estavam na oficina aguardando reparos. Além dos investimentos na manutenção das máquinas também foram comprados mais de 150 pneus novos.

O maior investimento neste período foi a aquisição de duas motoniveladoras novas – uma Komatsu 555 e uma Caterpillar 120k, e dois caminhões basculantes trucados e traçados. Ao todo foram investidos pela prefeitura R$ 1.587.000. Tanto as aquisições como a recuperação da frota de máquinas foram realizadas com recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). “O recurso do Fethab foi providencial para termos condições de recuperar o maquinário, comprar peças de reposição e comprar maquinário novo”, destacou o secretário.

“Falei que até outubro eu recuperaria todos os equipamentos que estavam em cima do toco, que iriamos comprar mais equipamentos para incorporar a frota, iriamos recuperar toda a malha viária do município e fazer a operação tapa-buraco para dar condições de trafegabilidade para a população do município, porque esse era um compromisso do prefeito Asiel Bezerra com a sociedade e está sendo cumprido a risca. Sou um homem destemido e gosto de desafios porque acredito em Deus”, ressaltou Eloi.

Com o período chuvoso intenso uma das primeiras ações da secretaria este ano, será implantar um trabalho para recuperar aproximadamente 40 pontes danificadas em vários setores da zona rural. No entanto, a prefeitura está esbarrando em dois pontos problemáticos – escassez de madeira e alto preço. Para conseguir desenvolver o trabalho e manter as estradas trafegáveis a Secretaria de Infraestrutura conta com o apoio de empresários e do setor produtivo para conseguir a madeira para executar as obras de reparos dessas pontes.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE