quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Polícia e Exército desbloqueiam rodovia em Mato Grosso e prendem indígenas que cobravam pedágio

PUBLICIDADE

A Polícia Federal desbloqueou esta manhã, em operação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal e o Exército, a BR-364, em Comodoro (660 km da capital) onde indígenas da etnia Nambikwara faziam bloqueo e cobravam “pedágio” há mais de 40 dias. Cerca de 120 policiais, incluindo a equipe de choque da PRF, foram mobilizados para a operação Via Líbero, com apoio de helicóptero e ambulâncias. Nos primeiros instantes da operação, alguns indígenas foram detidos e veículos apreendidos, sendo encaminhados à delegacia de Polícia Federal em Cáceres, onde foi instaurado o inquérito policial que deu origem à operação.

Foram cumpridas duas decisões judiciais da 1º Vara da Justiça Federal de Cáceres para, além da liberação do tráfego, prender preventivamente 15 indígenas, bem como a realização de buscas e apreensões e remoção de todo material utilizado exclusivamente para cobrança ilegal do pedágio. Ainda será divulgado balanço com a quantidade de prisões.

 

"A operação tornou-se necessária em razão da ocorrência de diversos crimes decorrentes da cobrança de ilegal do pedágio, a qual, por si só, configura o crime de extorsão. Além disso, os ânimos entre os indígenas e a sociedade local tem aumentado nos últimos dias e, sem uma ação estatal, crimes mais graves poderiam ocorrer em razão de um conflito iminente", informa a assessoria da PRF.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Dupla suspeita de roubos morre baleada pela polícia em Mato Grosso

Dois homens, identidades não divulgadas, morreram em confronto com...

Polícia Federal prende em Mato Grosso pai e filho foragidos por tráfico de drogas

A Polícia Federal localizou e prendeu, ontem, em Rondonópolis,...

Polícia apreende 350 quilos de cocaína em caminhão frigorífico no Mato Grosso

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia...

Homem é preso com 63 tabletes de maconha em Mato Grosso

Policiais militares do 5º Batalhão apreenderam, esta tarde, 63...
PUBLICIDADE