quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Polícia começa cumprir ordem para retirar cerca de 800 invasores de fazenda em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Policiais da tropa de cavalaria, dezenas de soldados e um helicóptero do Centro Integrado de Operação Aéreas (Ciopaer) estão mobilizados para cumprir ordem judicial de reintegração de posse da Fazenda Nossa Senhora Aparecida, no município de Jaciara (região Sul), invadida por cerca de 800 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, desde 13 de julho. Eles terão até sexta-feira para saírem da área. Foi feito isolamento para evitar que outros integrantes tenham acesso a área, onde estão barracos, e que será desocupada

Esta tarde houve reunião entre representantes do MST, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e representantes do governo está em andamento na Secrtearia da Casa Militar. Eles tentam encontrar uma solução pacífica para evitar um confronto. Para isso, só guardam o aval da Casa Militar.

Denominado Assentamento Padre José Ten Cate, o local, abriga segundo as lideranças do movimento, cerca de 80 crianças e adolescentes além de adultos e até idosos integrantes das cerca de 800 famílias que lutam por reforma agrária no Estado. A liminar para despejo dos posseiros foi deferida pela juíza Adriana Sant’ana, titular da Vara Agrária.

Um dos coordenadores do MST, Genadir Vieira, disse que houve uma proposta para que as famílias deixarem a fazenda e se deslocarem para uma área da Empaer, mas a proposta é inviável, pois o local não tem nenhuma infraestrutura. “Não tem água, não tem nada. Já é desumano ficar acampado e mais desumano ainda ir pra um local sem água e sem qualquer estrutura”, argumenta. Uma das alternativas sugerida por eles é ocupar uma área de propriedade da prefeitura de Jaciara, mas o prefeito Ademir Gaspar de Lima (PT) não aceitou a proposta.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE