sábado, 27/abril/2024
PUBLICIDADE

Ibama flagra grupo extraindo madeira de terra indígena no Nortão; veja fotos

PUBLICIDADE

Fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam cinco bitrens, uma pá carregadeira, três tratores, duas caminhonetes e duas motocicletas. A operação, que contou com apoio da Polícia Militar Ambiental, flagrou extração ilegal de madeira na terra indígena Apiaká-Kayabi, localizada em Juara.

No local ainda foram apreendidos 1.351 m3 de madeira em toras, cinco motosserras, duas armas longas e munição de vários calibres. Quatro pessoas foram detidas no local. Cinco caminhoneiros que estavam presentes no local, juntamente com o responsável pela retirada da madeira, empreenderam fuga pela mata ao perceberem a chegada dos agentes. Todos os equipamentos foram apreendidos e encaminhados ao pátio do Ibama em Juína.

Os infratores possuíam nas carretas e nos tratores rádios instalados para comunicação entre os membros da quadrilha alertando para a presença do Ibama. Somente foi possível o flagrante devido a movimentação da equipe de fiscais pela madrugada e por estrada de acesso pelos fundos da área. “Quando a quadrilha foi alertada as viaturas já estavam no interior da terra Indígena”, informa o chefe da fiscalização em Juína, Edilson Fagundes. “Com base em dados do Núcleo de Inteligência, nossa equipe fez campana e atacou no momento exato”.

Além das apreensões já foram lavradas oito autuações ao proprietário da área vizinha a terra indígena e aos proprietários dos maquinários, somando quase dois milhões de reais em multas. As investigações continuam para verificar o grau de envolvimento de empresários do ramo madeireiro em Juara e no interior de São Paulo. As multas somadas ultrapassam dois milhões de reais. Não há indícios de participação de indígenas no esquema, uma vez que a extração era realizada em uma extremidade desabitada da terra indígena.

“Os responsáveis pelo crime terão contra si, além das multas, a mão pesada da justiça federal”, disse o superintendente do Ibama em Mato Grosso, Marcus Keynes. “Atualmente o Ibama dispõe uma equipe de agentes altamente treinados somente para tratar de casos de crimes ambientais em terras da união (Assentamentos do Incra, Unidades de Conservação e Terras Indígenas)”.

(fotos: assessoria)

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Morador é espancado por grupo de homens em Lucas do Rio Verde

O homem, de 42 anos, foi encaminhado para tratamento...

Homem é morto a pauladas após discussão em conveniência no Nortão

Edilson Aparecido de Souza, de 58 anos, foi assassinado,...

Dois homens são presos com quatro armas de fogo no Nortão

Dois homens, de 18 e 70 anos, foram presos...
PUBLICIDADE