quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Delegado regional confirma criação de Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher em Sinop

PUBLICIDADE

O objetivo do núcleo especializado de atendimento às mulheres é  inibir a violência física, psicológica, sexual, patrimonial, moral entre outros. O núcleo funcionará, na sede da Delegacia Municipal, localizada na avenida da Acácias, região central. Segundo o delegado Regional de Polícia Civil, Sérgio Ribeiro, será disponibilizado uma escrivã e dois policiais. No entanto, não há prazo para que os atendimentos comecem.

“É necessário que se faça investimento para implantação de uma delegacia. Não se implanta uma unidade com apenas faixas. Se implanta uma delegacia em um prédio localizado para que as mulheres dos bairros mais longínquos possam ter acesso facilitado ao transporte público. Precisa-se de investimento de imobiliário, servidores e na estrutura do prédio. A instalação de uma unidade, no município, poderá ser no próximo concurso. Teremos efetivo para desenvolver as atividades necessárias que uma unidade especializada necessita”, disse Sérgio Ribeiro, ao Só Notícias.

Ribeiro explicou que a incidência dos crimes praticados contras as mulheres estão presentes em todas as classes sociais. “A maior parte dos crimes registrados contra as mulher está na modalidade de ameaças, lesões corporais e injurias. Os mais graves ainda são raros no nosso município. No entanto, é um crime que afeta todas as classes sociais. A cobrança dos setores organizados do município é legítima e nós reconhecemos a importância de uma delegacia especializada. É de extrema necessidade a unidade para atender as mulheres. Essas vítimas estão veneráveis e é necessário que tenhamos investimento na proteção delas”.

Segundo o Ministério da Justiça, os índices de assassinatos de mulheres são os mesmos há mais de uma década, variando entre 4,3 e 4,2 para cada cem mil habitantes e maus tratos à idosos também são casos que devem ser acompanhados pela Delegacia Especializada  de Defesa da Mulher, Criança, Adolescentes e Idosos  (DEDMCAI).

Segundo o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), 80% dos casos de violência é decorrência física. Em 2015, foram atendidas 92 mulheres vítimas de violência doméstica. Este ano, até o mês de agosto, foram 71 mulheres. Todos os casos estão associados a violência psicológica. 

O objetivo da Delegacia Especializadas de Defesa da Mulher (DEAMs) é assegurar atendimento digno à população feminina, vítima de violência doméstica e familiar. O serviço é oferecido por meio das atividades de investigação, prevenção e repressão aos delitos praticados contra a mulher.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Golpe do falso atendente de banco deixa R$ 10 mil de prejuízo em Sinop

A mulher, de 35 anos, relatou aos investigadores de...

Grupo é preso em Mato Grosso adulterando carga de soja que iria para porto em SC

Policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de...
PUBLICIDADE