terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Vírus da hepatite A é detectado em água fornecida por município no Nortão

PUBLICIDADE

O Instituto Osvaldo Cruz (Fiocruz) identificou a presença do vírus da hepatite A (HAV RNA) em amostras de água da rede pública, consumida pela população do município de Tapurah (região de Lucas do Rio Verde). Os exames laboratoriais foram realizados nos meses de junho e outubro deste ano, após fiscalização da Vigilância Sanitária Municipal.

Em virtude da omissão do Poder Público, que não adotou nenhuma medida após tomar conhecimento da presença do vírus, o Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Tapurah, emitiu recomendação ao prefeito, Luiz Humberto Eickhoff, e ao secretário municipal de saúde, Valmor de Oliveira, para que, em caráter preventivo, interrompa o fornecimento de água dos poços de captação localizados nos bairros Jardim Juliana e Cristo Rei. O abastecimento de água potável nesses dois bairros deverá ser providenciado pelo DAE em no máximo cinco dias.

O promotor Frederico César Batista Ribeiro também recomendou providências imediatas referentes ao diagnóstico seguro dos possíveis casos de Hepatite A, bem como, a implementação de ações preventivas voltadas ao esclarecimento da população. Entre elas, mobilização de agentes de saúde e campanhas públicas para implementação de medidas educacionais de higiene e manuseio da água. E, por fim, com a oferta de vacinação gratuita contra a Hepatite A, em consonância com a profilaxia recomendada pelo Sistema Único de Saúde brasileiro.

Em até 30 dias, o município também deverá proceder com novos testes de qualidade da água junto à rede pública de abastecimento, principalmente, dos poços infectados. “Que todas as medidas implantadas sejam estabelecidas sem ônus financeiro para o cidadão, evitando-se o agravamento da taxa do serviço de abastecimento de água”, traz trecho do documento recomendatório.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Apostadores de Mato Grosso ganham prêmio após acertarem 4 números na Quina

O apostador de Cuiabá acertou, ontem à noite, quatro...

Nova Mutum: prefeitura vai ampliar cemitério

A administração municipal vai contratar empresa especializada, dia 13...
PUBLICIDADE