quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

Viana defende apoio do PDT à reeleição de Mauro Mendes

PUBLICIDADE

Sondado pelo PDT para uma filiação e possível candidatura à Prefeitura de Cuiabá, o ex-juiz federal Julier Sebastião da Silva, hoje no PMDB, corre o risco de ver seu projeto político se tornar, mais uma vez, apenas um balão de ensaio. Isso porque, de acordo com o presidente do PDT em Mato Grosso e deputado estadual, Zeca Viana, embora a orientação da Executiva Nacional seja por candidaturas próprias em todas as capitais do país, seu desejo pessoal é de apoiar a reeleição do prefeito Mauro Mendes (PSB).

“Nós somos amigos, somos companheiros de duas eleições e fiéis um com o outro. A vontade é estar junto com o Mauro, isso eu não posso negar. Mas o partido deliberou que todas as capitais deveriam ter candidato a prefeito, justamente para dar mais foça à candidatura do Ciro Gomes a presidente da República em 2018. Aqui, nós vamos avaliar, por que, às vezes, é mais produtivo apoiar o Mauro do que lançar alguém”.

De acordo com o deputado, somente se o PSDB, do governador Pedro Taques, decidir também apoiar Mendes é que aumentariam as chances de o PDT lançar uma candidatura própria. “Existe um impasse e eu falei para ele (Mendes) que é se o PSDB estivesse apoiando. Eu não subo no mesmo palanque que o PSDB”, diz. Caso contrário, a própria filiação de Julier ao PDT pode não se concretizar. Isso porque, na convenção da legenda, realizada no último sábado, Zeca sustentou que não agirá de forma “irresponsável” no sentido de levar o ex-juiz para o partido sem lhe garantir o direito a uma candidatura.

Julier confirma ter recebido o convite para se filiar ao PDT, mas prefere ainda não dar como certa qualquer intenção em disputar o comando da Prefeitura de Cuiabá no ano que vem. “Uma andorinha só não faz verão, então, se estivemos com um conjunto de proposta, com um conjunto de lideranças, um conjunto de partidos, nós vamos discutir a hipótese”, diz. Ele não esconde, todavia, que a decisão de trocar ou não de legenda também passará “pela discussão de projetos partidários sólidos que tenham condições de se viabilizar politicamente dentro da Capital”.

Para isso, o ex-magistrado pretende utilizar todo tempo possível para uma avaliação das propostas e só deve anunciar uma decisão quando estiver mais próximo o fim do período de filiação daqueles que pretendem se candidatar nas eleições de 2016, ou seja, abril do ano que vem.

Acontece que dentro do PMDB o futuro de Julier também é incerto. Embora sua pré-candidatura a prefeito já tenha sido anunciada pela legenda, com a filiação do senador Blairo Maggi (PR) ao partido, existiria a chance de a sigla também optar pelo apoio a Mauro Mendes.

Julier deixou a magistratura em março de 2014 diante da expectativa de concorrer ao cargo de governador do Estado. Na época, também chegou a ter a pré-candidatura lançada pelo PMDB, mas viu o projeto ser descartado meses depois, com a decisão da legenda de se coligar com o PT, que tinha Lúdio Cabral como postulante ao cargo de chefe do Executivo estadual. A decisão fez com que os peemedebistas indicassem o advogado Francisco Faiad ao cargo de vice, na chapa do petista.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Assembleia adia votação das mudanças do Fethab destinando verbas para institutos

A Assembleia Legislativa adiou a segunda votação do projeto...

Prefeitura no Nortão comprará mais de 10 novos veículos

O poder executivo em Feliz Natal (110 quilômetros de...
PUBLICIDADE