sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Unemat ofertará cursos de Direito e Agronomia em cidade do Nortão

PUBLICIDADE

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) lançou, no último sábado, em Marcelândia (210 quilômetros de Sinop), uma unidade pedagógica que vai ofertar os cursos de Direito e Agronomia para atender a demanda regional. "O sonho de uma universidade pública aqui em Marcelândia e região é realizado em um momento de crise e dificuldade. Graças a participação de cada um, com sua contribuição estamos vivendo esse momento", afirmou o vice-governador Carlos Fávaro, se referindo ao empenho da prefeitura e do governo no novo modelo de parceria que possibilitou a abertura do cursos.

Conforme Fávaro, vários fatores possibilitaram este momento. O primeiro deles foi a aprovação pela Assembleia Legislativa de um orçamento para a Unemat que tornou viável essa ampliação. Citou também a determinação do governador Pedro Taques por meio da Casa Civil, e do prefeito de Marcelândia e toda a população que recebeu de braços abertos essa oportunidade. 

Além da abertura dos cursos, o governo firmou o compromisso de construir mais um bloco da Unemat de Alta Floresta, com dez salas, para melhor atender a região. Este será o primeiro curso presencial de nível superior da cidade, que tem aproximadamente 12 mil habitantes. Serão 50 vagas para cada habilitação, e as inscrições terão início, hoje, pelo site da Unemat. As aulas estão previstas para começar em março de 2017.

Conforme a reitora da Unemat, Ana Maria Di Renzo, está sendo cumprida a missão da universidade de ajudar as pessoas a terem o direito de estudar, e cumprir com o seu papel de descentralização. Atualmente a Unemat está em 60 municípios,  e tem cerca de 20 mil alunos em Mato Grosso. "A minha alegria de estar aqui e ver esse sonho ser realizado é tão grande quanto a dos cidadãos de Marcelandia.  Educação não é aquilo que retorna imediatamente, mas é uma semente que retorna para a sociedade". 

Para o prefeito de Marcelândia, Arnóbio Vieira de Andrade, o anúncio se dá com a sensação de dever cumprido. Ele afirma que há mais de dois anos o município tenta oferecer cursos da universidade estadual. "Contraídos um compromisso de um milhão de reais para ser pago ao longo de cinco anos para trazer esse incentivo à nossa educação", explica o prefeito sobre o investimento municipal que deve custear por 200 mil reais ao ano os professores e a infraestrutura dos cursos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Por causa da greve dos servidores, IFMT suspende eventos em Sinop e Tangará

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou hoje...

Unemat promove evento sobre geopolítica do Oriente Médio em Sinop

A Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (Facet) da...

Inscrições gratuitas para curso de Libras adulto e kids encerram na 6ª em Sinop

As inscrições gratuitas para os cursos de Língua Brasileira...

Termina dia 30 prazo para estudantes de MT se inscreverem no programa Jovem Senador

As inscrições para o processo seletivo do programa Jovem...
PUBLICIDADE