sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Terra treme em 3 Estados; bombeiros vistoriam prédios em Sinop

PUBLICIDADE

A terra tremeu, esta noite, no Acre, Rondônia e Amazonas. Moradores de seis cidades acreanas relataram tremores. O Serviço Geológico dos EUA (USGS) informou que um tremor de magnitude 7,6 aconteceu às 20h45 (hora de Brasília) na região fronteiriça entre Peru e Brasil – com epicentro no país vizinho.

Em Sinop, bombeiros foram chamados e vistoriaram, esta noite, um prédio de oito andares, na avenida das Figueiras, no centro, próximo à câmara de vereadores, após moradores relatarem que "sentiram tremores". Oficialmente, o Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (Unb) não aponta que ocorreu tremor de terra na cidade. O observatório mantém, na região de Porto dos Gaúchos (250 km de Sinop), uma unidade que monitora abalos na região Norte de Mato Grosso.

O sargento do Corpo de Bombeiros, Sergio Ermenegildo, disse que foram "vários chamados" de moradores relatando que sentiram tremores. Quando a equipe chegou, a maioria das pessoas já havia descido dos apartamentos. "Algumas fissuras (em paredes) aparentam ser novas. Não estou aqui afirmando. Tem um pouco de resíduo de pó no chão que sugere que possa ter acontecido no momento. Vamos aguardar uma perícia completa, pelas autoridades do município, provavelmente na parte da manhã (nesta quarta-feira). Um oficial do serviço técnico dos bombeiros vai vir e confeccionar um documento porque as pessoas foram orientadas a não habitar a edificação até que um órgão responsável faça a vistoria e emita um laudo atestando que a edificação pode ser ocupada".

"Os bombeiros trabalham na questão segurança e, em nenhum momento, queremos colocar a população em situação de risco. Apenas engenheiro credenciado em órgão público pode vir fazer vistoria e emitir laudo e autorizar a habitação novamente no edifício. O bombeiro não quer assumir uma responsabilidade que não é de sua autoridade".

Uma mulher, que preferiu não se identificar, disse, ao Só Notícias, que um casal que a visitava sentiu as vibrações em um curto espaço de tempo. Contou que o rapaz relatou ter visto a cadeira tremendo. “A orientação que nos repassaram foi desocupar porque a vistoria técnica está vindo”.

O sargento acrescentou que houve solicitações de moradores em outros dois prédios (também na área central). "Fizemos a vistoria e não conseguimos identificar nada substancial".

No Amazonas, o tremor foi sentido por funcionários do Tribunal de Justiça, em Manaus. Eles saíram do prédio. Em uma faculdade, no Acre, estudantes também desocuparam o imóvel.

(Atualizada às 08:32hs em 25/11)

Prédio em Sinop inspecionado por bombeiros

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE