terça-feira, 16/abril/2024
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Telefonia celular lidera ranking de cobranças dos mato-grossenses no Procon

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Os procons de todo o país divulgam, hoje, em conjunto com a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, o boletim Sindec 2015 com breve análise sobre as demandas de consumo levadas aos Procons que são integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e permite à sociedade o acesso a informações sobre as empresas mais cobradas, pelos consumidores, nos órgãos públicos de defesa do consumidor e os principais problemas apresentados, de forma a orientar o consumidor na escolha de produtos e serviços. Além disso, incentiva os fornecedores a aprimorar o atendimento ao consumidor, a qualidade dos produtos e serviços ofertados e garante o permanente controle social sobre o mercado de consumo, com vistas a seu aperfeiçoamento.

Em Mato Grosso, atualmente 26 Procons encontram-se integrados ao Sindec e juntos registraram 65.518 (sessenta e cinco mil quinhentos e dezoito) atendimentos em 2015.

O assunto que mais gerou reclamações foi a 'Telefonia Celular', com 9.177 atendimentos, o que representa 14% das demandas dos órgãos de defesa do consumidor do Estado. Em segundo lugar aparece a categoria 'Energia Elétrica', com 6.263 registros, em terceiro a categoria 'Telefonia Fixa', em quarto lugar 'Água e Esgoto' e em quinto lugar 'TV por Assinatura'.

As cinco empresas mais demandadas no Estado foram a 'Vivo/Telefônica/GVT', com 6.647 registros, a 'Centrais Elétricas Matogrossenses/Cemat/Energisa', a 'Oi Fixo/Celular', a 'Claro/Embratel/Net' e a 'CAB Cuiabá S/A'.

A superintendente do Procon Mato Grosso, Gisela Simona Viana, destaca que houve um aumento de mais de 14 mil atendimentos nos Procons de Mato Grosso, visto que em 2014 foram 51.375 (cinquenta e um mil trezentos e setenta e cinco) registros.

Para Gisela Viana, no boletim Sindec também chama a atenção a gravidade dos fatos que envolvem telefonia móvel, sendo necessário ajuizar ação coletiva em 2015, bem como a celebração de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) após a CPI da Telefonia realizada pela Assembleia Legislativa do Estado. “No tema de energia elétrica, cabe registrar que a Energisa é a terceira concessionária mais reclamada no país e é a que menos resolve o problema dos consumidores, fato que exige mudança em 2016”, ressalta.

Para consolidar as informações, foram considerados os atendimentos realizados por todos os Procons integrados ao Sindec no Estado, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2015. Em Mato Grosso integram o Sindec o Procon Estadual e os Procons de 25 municípios, totalizando 26 unidades (Alta Floresta, Alto Taquari, Araputanga, Barra do Garças, Campinápolis, Campo Novo do Parecis, Colíder, Lucas do Rio Verde, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Guarantã do Norte, Jauru, Juína, Nobres, Nova Mutum, Paranatinga, Pedra Preta, Primavera do Leste, Rondonópolis, São José do Rio Claro, São José dos Quatro Marcos, Sinop, Sorrido e Tangará da Serra).

A informação é da assessoria.

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