sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Sorriso: assentados aguardam resposta do Incra e podem bloquear BR-163 esta tarde

PUBLICIDADE

Dezenas de assentados da Associação Pé No Chão estão mobilizados às margens da BR-163, no km 780, e aguardam uma reunião com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para debater a retomada de uma área de 270 hectares, em Sorriso, de onde foram despejados no início deste mês. De acordo com um dos líderes do movimento, Devanzir Soares Rocha, o ultimato ao órgão aconteceu, esta manhã, e caso não haja uma resposta, a rodovia pode ser bloqueada esta tarde. “Já foi provado que a terra é da União. Porém, os latifundiários e a cúpula política não cumprem a determinação do Incra que já destinou a área para o assentamento. Se não agendar esta reunião, vamos bloquear às 13h”, afirmou, ao Só Notícias.

Segundo Devanzir, cerca de 60 famílias, que moraram na área durante oito meses, foram retiradas ilegalmente e abuso de autoridade. “Estas pessoas que alegam ser donas da área, não conseguiram provar na justiça. Fomos despejados sob ameaças de ‘jagunços’ armados. Derrubaram os barracos e colocaram em um barracão da prefeitura, sem sequer ter autorização do Executivo. Houve abuso de autoridade. O que reivindicamos é o direito à propriedade, previsto na Constituição”.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que tem conhecimento da possível interdição e “já iniciou os contatos com líderes do movimento e de outros órgãos para evitar o bloqueio”.

A reintegração de posse na fazenda aconteceu de forma pacífica, de acordo com a Polícia Militar. Por meio de nota, a superintendência do Incra havia informado, na ocasião, que analisaria a decisão favorável à reintegração junto à Procuradoria Especializada Regional e Advocacia Geral da União (AGU).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Caminhoneiro que morreu em acidente em Nova Mutum será sepultado em Sorriso

O corpo de Mauro Bezerra Almeida, 44 anos, será...

Jovem que morreu no hospital após acidente será sepultada hoje em Sinop

O velório de Kerollyn Thaiza Francisca Freitas, de 22...

Apostador de Mato Grosso ganha R$ 50 mil na Mega-Sena

O apostador de Várzea Grande acertou, ontem à noite,...
PUBLICIDADE