quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Sorriso: 670 caminhoneiros são atendidos por programa voltado para saúde e conscientização

PUBLICIDADE

A ação Parada Legal Rota Cidadã, realizada entre os dias 22 e 24 deste mês, atendeu 670 caminhoneiros no município. O programa leva mais segurança, cuidados com a saúde e principalmente conscientização aos caminhoneiros. De acordo com a gerente de Ações Educativas de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Rosane Gerda, esta é uma oportunidade que o caminhoneiro tem para avaliar como está a saúde e sua vida profissional. No local, é possível verificar a pontuação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e fazer consultas sobre o veículo. Os médicos e psicólogos credenciados ao Detran também avaliaram a saúde do condutor.

A equipe do Detran-MT verificou que vários caminhoneiros que fizeram a consulta da CNH se surpreenderam, pois haviam vendido veículos anteriores e não fizeram a comunicação de venda ao órgão. “Os motoristas profissionais dependem da CNH para trabalhar e o excesso de pontuação pode levá-los a ter a habilitação suspensa. São tolerados 20 pontos ao longo de 12 meses. Todo cidadão que vender um veículo deve ter o cuidado de realizar a comunicação de venda ao órgão, caso contrário o antigo proprietário poderá ter a pontuação das infrações cometidas pelo novo proprietário em sua CNH”.

Os condutores foram alertados que mais grave que a pontuação na CNH é quando ocorre algum acidente envolvendo o veículo e quem o adquiriu não prestar socorro. Nestes casos, alerta Rosane, a acusação recai sobre o nome que consta no registro do veículo, ou seja, o antigo proprietário responde criminalmente.

Além das orientações, os condutores foram convidados a fazer consultas e exames como eletrocardiograma, glicemia e colesterol. Também foram realizados testes de pressão arterial, de Índice de Massa Corporal (IMC) e medicina de tráfego.

A concessionária Rota do Oeste é a organizadora do projeto, que conta com a parceria do Detran, por meio da equipe da Gerência de Ações Educativas de Trânsito, de servidores da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), médicos e psicólogas credenciados à autarquia que atuam no município, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Municipal de Saúde de Sorriso e uma universidade particular.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Condutor perde controle e caminhonete capota na BR-163 em Sinop

O acidente com a Toyota Hilux foi, no início...

Esposa e quatro réus são condenados em júri popular por homicídio qualificado em MT

O Ministério Público informou, hoje, que os réus Nathalia...

Edital de convocação 001/2024 Assembleia de Sócios – INTERVIAS

INTERVIAS – CONCESSIONÁRIA DA EXPLORAÇÃO DA RODOVIA MT242/493/140 COM...
PUBLICIDADE