quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop terá workshop para tratar da reconfiguração das relações rurais-urbanas

PUBLICIDADE

O evento será realizado na quarta-feira (31), das 9h às 17h, no auditório da Adufmat, no campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). As palestras serão proferidas por dois professores doutores alemães, Martin Coy e Regine Schönenberg, o professor doutor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Edison Antônio de Souza, além de Mauro Pires e Roberto Vinzentin.

O município encontra-se em um processo de transformação perpétua. As suas funções administrativas, sociais, econômicas, de representação política e de criação de identidades estão sendo reformuladas e renegociadas de forma continua. Porém, continua sendo difícil de responder à pergunta “Qual é o papel da cidade numa fronteira agrícola e/ou na sua fase de consolidação (pós-fronteira)?

O projeto de pesquisa Carbiocial (www.carbiocial.de) faz parte da cooperação científica entre Alemanha e Brasil. O interesse principal do projeto é entender as relações entre mudanças climáticas por um lado, formas de uso da terra e a globalização por outro. O projeto visa providenciar conhecimentos para o suporte de decisões econômicas e ambientais no futuro.

No desenho inicial do projeto a temática urbana apareceu pouco e no decorrer do projeto isso não melhorou muito, embora o significado das cidades na BR-163 estava presente sempre . Agora, na fase de difusão, as cidades onde todos os atores se concentram e onde a distribuição e discussão dos resultados deveria acontecer, a cidade faz muita falta.

Mesmo sabendo que não vamos poder compensar esta falha num projeto que está terminando em setembro próximo, queremos, no entanto, dividir as nossas reflexões sobre o papel da cidade pioneira Sinop no contexto desta oficina.

Programação

9h – O papel da cidade pioneira na reconfiguração das relações rurais-urbanas: O caso de Sinop  Palestra introdutória com o professor doutor Edison Antônio de Souza. Unemat Sinop.

9h30 – Quais papeis a cidade de Sinop tem que cumprir atualmente nas relações campo-cidade como isso mudou durante os últimos dez anos? Quais foram / são os fatores estruturantes nessa transformação? Palestra com o professor doutor Martin Coy/Universität Innsbruck/ Áustria e Frankfurt/Alemanha;

11h30 – No meio de uma produção agrícola globalizada dominante, a cidade de Sinop tem que manejar as suas próprias tarefas como a segurança alimentar, assim como o abastecimento com saúde, educação, infraestrutura e cultura. Quais obstáculos aparecem? Palestra com Mauro Pires/MMA

14h30 – Sinop tem quatro universidades (públicas e privadas) além de uma sede da Embrapa. Qual é o papel da produção de conhecimentos nas relações rurais-urbanas? Palestra com professora doutora Regine Schönenberg – Universidade Livre de Berlin/Alemanha;

16h30 – Quais são as margens de manobras políticas, legais e econômicas a cidade de Sinop possui para moldar o seu futuro? Palestra com Roberto Vinzentin/UnB.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE