sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: secretaria institui comissão para investigar morte de irmã de vereador que foi atendida na UPA

PUBLICIDADE

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) instituiu uma comissão de investigação para apurar a morte da paciente Ivonete Firmino Rocha, que morreu no dia 2 de março, após passar pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ela era irmã do vereador Adenilson Rocha e se recuperava de um acidente, sofrido 15 dias antes, quando teve um tromboembolismo pulmonar (de acordo com o atestado de óbito) e acabou falecendo.

Conforme a portaria, publicada no Diário Oficial do Estado, que circulou hoje, o grupo, composto por duas enfermeiras e um médico, deverá conhecer as causas e detectar os “fatores determinantes” da morte de Ivonete. O objetivo é visar a “detecção de suas falhas de processos e apuração de óbito”. Para isso, deverá realizar “investigação epidemiológica” da morte da paciente. O prazo para conclusão é de 15 dias.

Conforme Só Notícias já informou, em março, o subsecretário municipal de Saúde, Gerson Danzer, solicitou que o coordenador administrativo da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social do Centro Oeste (Adesco), Luiz Carlos Lauer, abrisse uma sindicância para apurar a morte. O Conselho Municipal de Saúde também foi acionado para acompanhar o caso.

Consta no documento, que também foi sugerido ao conselho médico da unidade que “avalie o caso em concreto para apuração de possível infração ética e outras irregularidades e que apresente o relatório para que seja encaminhado aos órgãos de controle como o Ministério Público Estadual e Conselho Regional de Medicina (CRM)”.

“Ela estava se recuperando de um acidente que ocorreu após passar com uma moto em um quebra-molas, cair e fraturar a perna. Ela fez uma cirurgia no Hospital Regional e cerca de 15 dias depois começou a reclamar de dores nas costas. Na quinta-feira, ela foi levada até a Unidade de Ponto Atendimento após uma parada respiratória e um possível quadro de embolia pulmonar. Fez um exame, retornou para casa, não aguentou e acabou falecendo”, disse Rocha através da assessoria.

Ivonete foi sepultada em Sinop.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE