sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: perito diz que prédio não teve dano; moradores que relataram tremor voltam aos apartamentos

PUBLICIDADE

Servidores da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) estão, neste momento, em um edifício de oito andares, localizado na avenida das Figueiras, no centro, nas proximidades da câmara municipal, onde alguns moradores relataram, ontem à noite, que teriam sentido tremor (houve tremores no Peru, Acre, Rondônia e Amazonas). Os bombeiros foram chamados por moradores, que acabaram saindo dos apartamentos. Um sargento fez a vistoria e recomendou que eles não retornassem até ser feita inspeção técnica.

O perito Carlos Ferraciolli disse, há pouco, ao Só Notícias, que "não houve dano estrutural aparente. Por enquanto, está na situação de susto. Recomendei que seja feita vistoria e emitido relatório". Ele acrescentou que as fissuras notadas não são novas e são consideradas de "dilatação térmica".

O tenente do Corpo de Bombeiros, Leandro Alves, informou, há pouco, que os moradores voltaram aos apartamentos.

O coordenador regional da Politec de Sinop, Leandro Valendorf, disse que o órgão está fazendo apenas uma análise inicial da estrutura do prédio e que não haveria necessidade da Politec realizar este trabalho, já que seria acionado apenas em caso de desastre. Porém, ele achou necessário dar um suporte para uma primeira avaliação e avaliar possíveis riscos. Um laudo deverá ser emitido em breve.

Valendorf afirmou que este trabalho é de responsabilidade da Defesa Civil. No entanto, como no município não há este órgão, o caso deve ser repassado para a Defesa Civil estadual. Como o Corpo de Bombeiros foi até o prédio, ontem à noite, a própria unidade pode acionar este outro órgão estadual para avaliar o local, caso seja necessário.

O coordenador também confirmou que moradores de outros dois prédios também teriam relatado tremores. Mas, por enquanto, apenas este prédio nas proximidades da câmara será analisado pelos peritos.

Conforme Só Notícias já informou, os tremores de terra foram sentidos no Acre, Rondônia e Amazonas. Em Sinop, apenas alguns moradores deste edifício disseram que sentiram os tremores. Oficialmente, o Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UnB) não aponta que ocorreu tremor de terra em Sinop. O observatório mantém, na região de Porto dos Gaúchos (250 quilômetros de Sinop) uma unidade que monitora abalos na região Norte de Mato Grosso.

O sargento do Corpo de Bombeiros, Sérgio Ermenegildo, disse que foram "vários chamados", de moradores, relatando que sentiram tremores. Quando a equipe chegou, a maioria das pessoas já havia descido dos apartamentos. "As pessoas foram orientadas a não habitar a edificação até que um órgão responsável faça a vistoria e emita um laudo atestando que a edificação pode ser ocupada", disse, ontem à noite, após analisar o imóvel.

"Os bombeiros trabalham na questão segurança e em nenhum momento queremos colocar a população em situação de risco. Apenas engenheiro credenciado em órgão público pode vir fazer vistoria e emitir laudo e autorizar a habitação novamente no edifício. O bombeiro não quer assumir uma responsabilidade que não é de sua autoridade".

O sargento acrescentou que houve solicitações de moradores em outros dois prédios. "Fizemos a vistoria e não conseguimos identificar nada substancial".

Uma mulher, que preferiu não se identificar disse, ao Só Notícias, que um casal que a visitava sentiu as vibrações, em um curto espaço de tempo. Contou que o rapaz relatou ter visto a cadeira tremendo. “A orientação que nos repassaram foi desocupar porque a vistoria técnica está vindo”, declarou, ontem à noite.

(Atualizada às 9h36)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE