quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: mutirão nos bairros para combater mosquito que transmite 3 doenças terá apoio da Polícia Militar

PUBLICIDADE

A secretaria municipal de Saúde fará, na próxima semana, mais mutirão de limpeza nos bairros visando reduzir a infestação do mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, febre Chikungunya e o Zika vírus um dos causadores da microcefalia (que impede o desenvolvimento do cérebro dos bebês durante a gestação ou após o nascimento). Os agentes de endemias e de saúde terão apoio de mais de 80 alunos a soldados da Polícia Militar. Serão vistoriados quintais das residências terrenos baldios. A estimativa é que o trabalho seja feito em 70 mil imóveis (em cerca de 20 mil já foi feito) pelos 210 servidores do setor de Vigilância em Saúde. Dados da secretaria indicam os bairros Jardim Imperial, Palmeiras, Violetas, Oliveiras e Recanto dos Pássaros com têm maior incidência de focos do mosquito.

Segundo o comandante Regional da PM em Sinop, tenente coronel Valter Luiz Razera, os soldados se dispuseram a colaborar devido ao alto número de notificações no município. "Esperamos realizar o mutirão mais de uma vez porque apenas uma não será suficiente. A situação é preocupante".

A diretora de Vigilância Epidemiológica Rivka Pereira Duarte explicou que a data para o mutirão será definida até amanhã. "Já estamos orientado os moradores fazerem a limpeza dos quintais e colocarem os lixo na frente das casas para serem retirados. "Essa parceria da secretaria com os militares deve aumentar a capacidade de vistorias nas residências. Nosso objetivo é eliminar o vetor causador das doenças".

Sinop lidera o ranking com 238 casos notificados, seguido por Cuiabá (47), Várzea Grande (36) e Rondonópolis (23) casos de dengue notificados até o momento. Essas cidades também se destacam pela alta incidência registrada, com índices superiores a 300 casos por 100 mil habitantes. Ao todos são 19 municípios em situações alarmantes.

Esta semana, um homem, de 79 anos, morreu em Sinop em decorrência de dengue hemorrágica, segundo informou um familiar.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE