sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: campanha da fraternidade começa hoje e bispo destaca importância da ‘defesa da vida’

PUBLICIDADE

A abertura da Campanha da Fraternidade será esta noite, às 19h30, durante santa missa da quarta-feira de cinzas, na catedral Sagrado Coração de Jesus, que será celebrada pelo bispo Dom Canisio Klaus. Com o tema ‘Biomas Brasileiros e a Defesa da Vida’, a campanha buscará conscientizar os fiéis para 'cultivar e guardar a criação’. O objetivo é alertar para o cuidado de modo especial os biomas brasileiros.

“Nós uniremos todas as Igrejas Católicas do Brasil, aos longo da quaresma e do restante do ano com a Campanha da Fraternidade. A igreja, há muitos anos, através de uma voz profética, busca na campanha interceder pela dignidade humana, dos animais e do planeta. Sempre buscamos temas de conscientização. Este ano, serão os biomas e da vida que se pode viver, a realidade bonita e a riqueza do nosso país. A igreja quer que se tenha um cuidado maior com a natureza que Deus criou. Sempre buscamos tratar de problemas sociais. São 50 anos trabalhando com temas sociais importantes. Todas as campanhas tivemos bons resultados por parte da sociedade e reconhecimento de diversas áreas. Com isso, temos um envolvimento muito forte com as pessoas. É gratificante esse resultado”, disse Dom Canisio, ao Só Notícias.

A Campanha da Fraternidade é organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sempre apresenta reflexões com impacto direto na vida das pessoas, no meio ambiente e na relação de cada indivíduo com o mundo criado por Deus.

De acordo com a CNBB, a Amazônia constitui o maior bioma do Brasil, representando 49,29% do território brasileiro. Mais de 4.200 espécies animais foram contabilizadas, mas sabe-se que uma grande parte delas ainda não foram catalogadas. Em seguida, vem o Cerrado, com 23,92%, a Mata Atlântica, com 13,04%, a Caatinga, com 9,92%, o bioma Pampa representando 2,07% do território nacional, e o Pantanal, com 1,76%.

São muitos os conflitos e sofrimentos que marcam esses biomas: desde disputas políticas, econômicas e sociais à falta de acesso, a não preservação dos ecossistemas, a ausência de saneamento básico. Cada vez mais, há a necessidade da presença atuante da Igreja e de seus missionários, além de um maior comprometimento das autoridades.

Hoje, para os católicos, inicia a Quaresma, período de 40 dias quando é feito jejum e muitos também deixam de comer carne neste período.

(Atualizada às 13h50)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria estuda medidas para ampliar segurança de motoristas de aplicativo em MT

A secretaria estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) criou hoje...

Lula homologa terra indígena com 32 mil hectares em Mato Grosso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da...

Tribunal de Justiça faz concurso com 161 vagas para cartórios em Mato Grosso

O Poder Judiciário de Mato Grosso realizará, neste ano,...

Bombeiros devolvem à natureza tamanduá resgatado ferido em escola de Mato Grosso

Um tamanduá-bandeira foi devolvido à natureza ontem após ser...
PUBLICIDADE