sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Sema Sinop apreende material de pesca predatória em rio da região

PUBLICIDADE

Fiscais da regional de Sinop da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e policiais militares ambientais, de Cuiabá, apreenderam 42 redes, quatro tarrafas, dez espinheis, 31 molinetes e anzóis, além de vários outros materiais de pesca predatória. Foram dois dias de intensa fiscalização no rio Teles Pires, na região da praia do Cortado e nas proximidades do aeroporto. Os trabalhos seguem até o dia 25 deste mês e, para a próxima semana, uma grande operação noturna está programada.

De acordo com o diretor regional, Jurandir Taborda Ribas, até agora, não houve registro de nenhuma infração grave e nem prisões, apenas notificações e autuações. “Sempre que atuamos, encontramos apenas os matérias que geralmente são armados no período noturno para serem retirados no dia seguinte. Seus responsáveis, nem sempre são localizados para que sejam notificados”.

A equipe da Polícia Militar é comandada pelo sargento Claudenor Alves. Ele informou que neste período, às margens dos rios, são identificados outros crimes ambientes. Um exemplo é o acúmulo de lixo que eventualmente acaba indo parar nos rios.

A piracema em Mato Grosso iniciou no dia 1º de novembro (na bacia hidrográfica do Araguaia) e no dia 5 nas bacias do Paraguai e Amazonas – onde estão inseridos rios na região Norte. O encerramento está previsto para 28 de fevereiro. Até lá, é proibida a pesca em todo o Estado.

Este é um período natural de reprodução dos peixes de água doce e que ocorre nos ciclos anuais no período de chuvas e serve para garantir a ciclo de vida dos peixes e assegurar a renovação dos estoques pesqueiros para os anos seguintes. As denúncias poderão ser feiras pelo telefone 0800-65-3838, formulários disponíveis no site da secretaria e nas unidades regionais do órgão em Sinop, Cáceres, Barra do Garças, Juína, Rondonópolis, Tangará da Serra, Alta Floresta, Guarantã do Norte, Aripuanã, Vila Rica e Juara.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Quatro apostas de Mato Grosso faturam R$ 71 mil na Quina

O apostador de Mirassol D'Oeste (252 km de Cuiabá)...

Sinop: cavalo-mecânico cai em vala e motorista fica preso às ferragens

O acidente envolveu o cavalo-mecânico que caiu na vala...

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 100 milhões

As seis dezenas do concurso 2.715 serão sorteadas, hoje,...
PUBLICIDADE