quarta-feira, 24/abril/2024
PUBLICIDADE

Sema fecha 11 garimpos clandestinos no Nortão

PUBLICIDADE

A unidade regional de Guarantã do Norte (240 quilômetros de Sinop) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) fechou 11 garimpos clandestinos durante a operação “Pente Fino”, realizada entre os dias 11 a 16 deste mês, nos municípios de Matupá, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte e Novo Mundo. De acordo com o diretor da unidade, Alanderson Aires, a operação foi deflagrada após a Sema ter recebido inúmeras denúncias sobre atividades ilegais em execução e que ofereciam riscos à biodiversidade dessas regiões. Foram feitos 12 autos de infração e aplicadas multas que superam R$ 300 mil. Nenhuma pessoa foi presa.

A força-tarefa, montada com apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Defesa Civil, percorreu cerca de 300 quilômetros entre os principais rios afluentes da Bacia Amazônica. Além dos garimpos, a equipe localizou quatro atividades irregulares de dragagem. Uma estava ao longo do rio Nhandú, em Novo Mundo, na zona de amortecimento do Parque Estadual do Cristalino. Outra funcionava em Matupá, no Rio Braço Norte. A terceira e a quarta estavam às margens do rio Peixoto, nas proximidades de Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte.

Durante a operação também foram apreendidos 12 kg de pescados provenientes de pesca depredatória e apetrechos de pesca, entre eles, três redes, 12 espinhéis, seis molinetes, uma canoa e três caixas de armazenagem. Entre as espécies apreendidas, a maioria era piau, tucunaré, cachorra e pintado. Os peixes foram doados a entidades filantrópicas da região. “Durante esse período de Piracema a fiscalização será intensificada para evitar a prática de crimes ambientais”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE