sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Sema de Alta Floresta passará a analisar projetos de manejo florestal

PUBLICIDADE

A unidade desconcentrada da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) em Alta Floresta assumiu novas funções. Além de atuar no licenciamento e fiscalização, a partir de hoje os seus técnicos também realizarão análise de projetos de manejo florestal, atendendo um total de oito municípios da região. A proposta é melhorar a prestação de serviço ao usuário, oferecendo mais agilidade, transparência e facilitando a vida de quem mora no interior de Mato Grosso.

Para o vice-governador Carlos Fávaro, o lançamento desse projeto piloto da Sema nesses primeiros seis meses mostra que o governo do Estado tem um compromisso com o cidadão, especialmente com aqueles que contribuem com a economia do Estado e que integram o setor da base florestal. “Todos são afetados com a morosidade do executivo estadual, e estamos sensíveis aos problemas que herdamos não só na área ambiental. Mas, por outro lado, reforço que estamos trabalhando a partir de soluções que estejam dentro da legalidade”.

De acordo com a da secretária de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, a meta da atual gestão é estender o processo de desconcentração para todas as unidades regionais da Sema, que no total são 11. “Queremos oferecer mais autonomia para que também possam realizar licenciamentos e autorizações de manejo, deixando os serviços mais perto do cidadão.”

Ana Luiza Peterlini anunciou ainda a realização de uma ‘força-tarefa’ que envolve cerca de 50 servidores para zerar os 320 processos de manejo florestal protocolados até o dia 31 de março na Sema, sendo 20 servidores remanejados internamente e provisoriamente só para atender esta demanda até agosto.

Durante a cerimônia de lançamento, que ocorreu ontem, no auditório da Câmara Municipal, o prefeito de Alta Floresta, Asiel Bezerra, ressaltou que ‘era um dia de vitória’ ter o município escolhido para iniciar o projeto de interiorização. Também elogiou a qualidade técnica dos servidores da unidade regional da Sema no atendimento à população. “Nós estávamos preocupados com esse período de liberação dos manejos, porque gera insegurança para a economia da região que vive basicamente da madeira, por isso agradecemos o empenho da atual gestão em buscar soluções adequadas”.

O presidente do Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso (Simenorte), Frank Rogieri, disse que o anúncio da força-tarefa e a desconcentração da unidade regional da Sema significam a realização de um sonho da classe de base florestal, que não atende apenas aos interesses do setor, mas a toda cadeia produtiva que inevitavelmente passa pelo órgão ambiental. “Nossa expectativa é que haja maior velocidade nas análises, por entender que é de interesse da sociedade o desenvolvimento sustentável do nosso Estado”.

Diversas autoridades estiveram presentes no evento em Alta Floresta, entre elas, os deputados estaduais Nininho, Pedro Satélite e Dilmar Dal’Bosco; o procurador de Justiça Luiz Alberto Scaloppe, representando o Ministério Público do Estado (MPE); empresários do setor da base florestal; profissionais da área ambiental; representantes do executivo e legislativo de pelo menos oito municípios da região; além de servidores da Sema, entre eles, o diretor da unidade de Alta Floresta, Vinicius Rezek.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE