quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Segundo rotor da turbina de usina no Nortão passará por Nobres no final de semana

PUBLICIDADE

Com partida do quilômetro 525 da BR-364, esta manhã, o segundo rotor da Usina Hidrelétrica Teles Pires continuará sendo transportado durante todo o final de semana, passando pela região de Nobres. Está previsto que o comboio pare no município e 'suba'  a Serra da Caixa Furada amanhã. A peça é transportada para o município de Paranaíta, região Norte (são mais de 700 km a serem percorridos).

Com mais de 260 toneladas, cinco metros de altura e 8,5 metros de diâmetro, o rotor requer interdição da rodovia para ser transportado. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) é responsável pela coordenação do tráfego durante a passagem do equipamento pela BR-163. A concessionária Rota do Oeste também acompanha o trabalho da empresa responsável pelo transporte da peça para garantir a segurança dos usuários da BR-163 e fazer o monitoramento técnico da estrutura em cinco obras de artes especiais (pontes e viadutos).

De acordo com informações da assessoria de imprensa, o rotor é o maior já produzido para usinas hidrelétricas da América Latina, ultrapassando as dimensões de Tucuruí e Itaipu, segundo informações do fabricante. Este é o segundo equipamento a ser transportado e outros três ainda vão fazer o mesmo trajeto. Ao todo, cinco rotores irão compor a usina Teles Pires, cada um com potência de 364 megawatts.

A operação para transporte do primeiro rotor em Mato Grosso levou 23 dias em trânsito e quatro dias parados por problemas mecânicos. A empresa que realiza o transporte informou que a terceira peça já está passando pela hidrovia e a quarta deverá sair esta semana da fábrica.

Durante o transporte, o trânsito poderá permanecer lento nos trechos em percorridos pelo rotor. A estratégia, segundo a empresa, é de uma parada a cada 10 km para liberação do trânsito represado. Representantes da empresa farão a sinalização de “final de fila”, informando aos veículos que chegam que há trânsito lento à frente, aumentando assim a segurança dos usuários.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista atinge carreta estacionada e morre em Sinop

Um motociclista morreu, há pouco, após sofrer um acidente...

Ministério Público notifica Várzea Grande para impor limites a carretinhas de som

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso notificou...

Nova Mutum define apoio para projetos culturais

A prefeitura está realizando chamamento público, até dia 27...
PUBLICIDADE