sexta-feira, 29/março/2024
PUBLICIDADE

Seduc e prefeitura de Várzea Grande lançam programa de combate ao analfabetismo

PUBLICIDADE

A Secretaria de Educação Esporte e Lazer (Seduc) e a Prefeitura de Várzea Grande lançaram na noite desta quarta-feira (19.04), na EMEB Profª Rita Auxiliadora de Campos Cunha, o Programa Muxirum da Alfabetização, para implantar ações conjuntas que assegurem a instrução de pessoas jovens, adultas e idosas no município.

A iniciativa faz parte do Pró-Escolas, que tem a finalidade de promover ações e investimentos para melhorar a estrutura das escolas e a qualidade do ensino público em Mato Grosso.

Em Várzea Grande, serão 56 turmas totalizando 618 alunos. A previsão dos organizadores é a abertura de mais 23 turmas, somando 79 turmas para a formação.

Serão beneficiados moradores dos bairros Capão Grande, Santa Maria, Formigueiro, Costa Verde, Gonçalo Botelho de Campos, Centro de Ressocialização de Várzea Grande, José Carlos Guimarães, Gilson Moraes, Mapim, Jardim Paula, Jardim Glória I e II, Jardim Esmeralda, Capela do Piçarrão, Novo Mundo, Jardim Itororó, Parque do Lago, Pirineu, Jardim Primavera, Jardim Alá, Asa Bela, Ikaray, 23 de Setembro, Ouro Verde, São Simão, Jardim das Flores, Parque das Nações, Novo Mundo, Construmat, Jardim Costa Verde e Jardim Aeroporto; além das comunidades rurais de Bonsucesso, Capão do Pequi, Sadia I e III, Praia Grande e Pai André.

As aulas começam no próximo dia 02 de maio e deverão ocorrer em escolas e espaços diversos, como salões paroquiais, sedes de fazendas e até mesmo nas residências.

O Shopping de Várzea Grande também firmou parceria e vai atender aos alunos do Programa, disponibilizando duas salas em suas dependências para a realização de aulas, durante a semana.

O secretário adjunto de Política Educacional da Seduc, Edinaldo de Souza, apontou que o Muxirum é uma grande conquista para a população do Estado que, por alguma razão, ainda não sabe ler e escrever.

“Nós sabemos o quão difícil é para o cidadão que precisa se comunicar e depende de alguém de boa-fé para escrever ou ler alguma correspondência ou documento necessários no dia a dia. Esta é uma oportunidade que o Governo do Estado está oferecendo e que foi de imediato abraçada por Várzea Grande”.

Ele disse ainda que o objetivo do projeto-piloto é mostrar à sociedade que a erradicação do analfabetismo é possível. E, a partir das experiências exitosas nos municípios parceiros na implantação, expandir para outras regiões.

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, Sílvio Aparecido Fidélis, lembrou que, segundo dados estatísticos, mais de 200 mil pessoas em todo Estado são analfabetas, e que o governo e a prefeitura, por meio do Programa “Muxirum de Alfabetização”, estão garantindo as condições para que esse número tenha uma considerável redução no município.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Termina semana que vem período proibitivo de manejo florestal no Mato Grosso

O período de proibição para exploração do manejo florestal...

Condutor fica desacordado após colisão e queda de moto em Sinop

O acidente de trânsito envolvendo uma Yamaha Factor e...

Abertas mais de 800 vagas em cursos técnicos gratuitos em Mato Grosso

Estão abertas até a próxima segunda-feira (1) as inscrições...
PUBLICIDADE