sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Secretário estadual destaca inclusão produtiva da mulher durante seminário

PUBLICIDADE

O secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney Arruda, participou do IV Seminário Estadual de Políticas para Mulheres, ontem, promovido pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). O gestor da Setas abordou o tema autonomia e igualdade de direito no trabalho.

Valdiney de Arruda destacou o papel da pasta no empoderamento da mulher para garantir condições plenas de sustenta a si própria e à família, avanço que está sendo possível, segundo ele, por meio do Emprega Rede. “Trata-se de um programa de governo lançado no ano passado para promover a inclusão social e produtiva de homens e mulheres em situação de vulnerabilidade”.

E dentro deste programa, de acordo com o secretário, a Setas já realizou curso de culinária suína para mulheres vítimas de violência, o Dia D de Inclusão da Mulher no Mercado de Trabalho e está investindo na inclusão de mulheres com deficiência (PCD), indígenas, quilombolas, catadoras de material reciclável, entre outras.

Nesta última quarta-feira (27) a Setas lançou o programa Mulheres em Rede, numa parceria do Governo do Estado com a Assembleia Legislativa e Sala da Mulher, mais um produto do Emprega Rede voltado ao empoderamento das mulheres. Destinado à qualificação de mulheres em situação de vulnerabilidade social, o projeto pretende possibilitar independência financeira a mil pessoas somente neste ano.

No primeiro momento, o Mulheres em Rede será aplicado como projeto piloto em Cuiabá e Várzea Grande e, posteriormente, deverá ser expandido para todo Estado.

O público integrante será escolhido por meio de uma análise de perfil, que se baseia em mulheres que possuem renda de até três salários mínimos, vítimas de violência e com espírito empreendedor. Uma vez eleitas, as mil participantes do programa serão encaminhadas para qualificação profissional, com aproximadamente 200 horas aula.

A intenção é de que as aulas sejam iniciadas ainda em agosto e finalizadas até o fim do ano. Uma vez qualificadas, estas mulheres poderão ainda receber o crédito social, para que possam fortalecer seus negócios.

No programa deverão ser investidos R$1,2 milhão, sendo que destes, R$ 1 milhão é proveniente de recurso devolvido pela Assembleia Legislativa ao Governo. O Executivo complementará o investimento.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tremor de terra é registrado em município de Mato Grosso

O município de Ribeirão Cascalheira (700 quilômetros de Cuiabá)...

Concessionária vai construir passarela na BR-163 em Peixoto e vai alterar trânsito

A concessionária Via Brasil, que administra o trecho da...

Justiça vê legítima defesa e absolve policial que matou empresário em Sinop

A juíza da 1ª Vara Criminal de Sinop, Rosângela...

Sinop: prefeitura firma parceria com AMA para manutenção de atendimentos

O executivo municipal definiu a formalização de termo de...
PUBLICIDADE