quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Rondonópolis: justiça manda Sanear divulgar gastos e fixa multa se decisão for descumprida

PUBLICIDADE

A justiça julgou procedente ação civil pública proposta pela 2ª Promotoria de Justiça Cível da Comarca e estabeleceu o prazo de 30 dias para que a Sanear (Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis) divulgue em seu portal eletrônico todas as informações exigidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal e Lei de Acesso à Informação. O descumprimento da sentença implicará em multa diária no valor de R$ 5 mil.

Antes de ingressar com a ação, o Ministério Público encaminhou notificação recomendatória alertando a autarquia sobre as providências que deveriam ser adotadas, mas informações obrigatórias continuaram não sendo divulgadas. “O portal transparência do Sanear na verdade é uma mera ficção, posto que não disponibiliza nenhuma informação útil ao público em geral, descumprindo frontalmente a finalidade legal que há muito tempo já deveria franquear à população”, diz a ação.

Entre as informações que devem ser divulgadas pelas instituições públicas estão os repasses e transferências de recursos financeiros, registros das despesas, licitações, estrutura organizacional e dados gerais para o acompanhamento de programas, ações, projetos e obras de órgãos e entidades.

“Foi com intuito de conferir um maior controle social pela população sobre as contas públicas, afiançando uma maior transparência na gestão fiscal, que a Lei de Responsabilidade Fiscal determinou a obrigatoriedade de divulgação em sítio eletrônico próprio do ente público, das informações fiscais e orçamentárias por ela determinadas, em tempo real”, argumenta o MP.

Para reforçar a necessidade de transparência total nos atos administrativos, a Lei de Acesso à Informação determinou ao Poder Público que torne fácil e acessível os dados legais obrigatórios à população. Entre as exigências impostas estão a disponibilização de ferramenta de pesquisa ao conteúdo, possibilidade de gravação de relatórios, acesso automatizado por sistemas externos em formatos abertos e a garantia a autenticidade e a integridade das informações disponíveis para acesso.

A informação é da assessoria.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Juara vai definir empresa para implementação de monitoramento urbano

O procedimento licitatório, definido para dia 7 do próximo...

Motociclista atinge carreta estacionada e morre em Sinop

Um motociclista morreu, há pouco, após sofrer um acidente...

Ministério Público notifica Várzea Grande para impor limites a carretinhas de som

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso notificou...
PUBLICIDADE