sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Reeducandos começam a trabalhar nas obras de duplicação da BR-163

PUBLICIDADE

As obras da concessionária na BR-163 têm o apoio de 23 reeducandos do sistema penitenciário mato-grossense. Eles foram contratados por meio de uma parceria entre a empreiteira responsável pela execução das obras na rodovia e a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Os trabalhadores estão desde setembro atuando nas áreas de produção, de meio ambiente e administrativa da duplicação da rodovia no trecho entre Itiquira e Rondonópolis. O bom desempenho dos recuperandos resultou na ampliação do programa dentro da empresa e de 17 contratados iniciais hoje são 23.

A iniciativa da empresa tem a mediação da Fundação Nova Chance. Os reeducandos, que cumprem pena em Rondonópolis, trabalham de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h. Parte da remuneração é encaminhada para a família e o restante poderá ser sacado após o cumprimento da pena. A parceria começou com a participação de 17 e depois houve a contratação de mais seis reeducandos, totalizando 23 beneficiados.

O gerente administrativo-financeiro da empreiteira, Marco Paulo Hosken, explica que o projeto, que já existia em Mato Grosso, foi incorporado pela empresa por possuir as características que a empresa procura. “Buscamos parcerias para incorporar programas sociais em nossos canteiros de obras. O programa Nova Chance integra exatamente tudo que procurávamos, um programa de caráter social que permita reintegrar as pessoas à sociedade”.

Com sucesso desta primeira etapa, a empresa estuda ampliar o programa. “A produtividade dos trabalhadores superou as expectativas e eles estão totalmente integrados aos trabalhos e à equipe. Estudamos aumentar o número de reeducandos para até 10% do nosso efetivo”.

Para o secretário de Estado de Segurança e Direitos Humanos, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, trabalho desenvolvido junto a Odebrecht é de extrema importância para a reintegração social destes recuperandos. “O Governo Estadual acredita que esta é a melhor forma de diminuir a reincidência e contribuir para a diminuição da violência: dando a estas pessoas uma segunda chance".

De acordo com Pôssas, toda e qualquer parceria que possa cooperar para o aumento do número de recuperandos sendo beneficiados por esta política será bem vinda. "Estamos contentes por uma das maiores empresas brasileiras estar trabalhando em conjunto com o Governo por um estado melhor".

A construtora busca os contratados todos os dias às 7h no presídio da Mata Grande, em Rondonópolis, e às 17h eles deixam os canteiros de obras. O deslocamento é de responsabilidade da empresa e todos são monitorados por meio de tornozeleiras eletrônicas que foram doadas pelo governo do Estado.

Além de aprender uma nova profissão, os reeducando também têm a oportunidade de reinserção na sociedade por meio do emprego. Marco Hosken conta que todos os contratados se preocupam em executar bem o serviço. “Eles querem saber se estão a empresa está satisfeita com o trabalho, se serão contratados caso passem para o regime semiaberto. Fomos surpreendidos com o desempenho de todos”.

Os reenducandos são selecionados a partir de uma lista daqueles aptos a participar do programa. Alguns dos pré-requisitos são: cumprimento de um sexto da pena, bom comportamento e experiência em outros trabalhos dentro da penitenciária ou em parceria com outras empresas.

A vigência desta parceria é de um ano e, caso seja realizada com êxito, Marco afirma que há possibilidades de renovação dos contratos.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tremor de terra é registrado em município de Mato Grosso

O município de Ribeirão Cascalheira (700 quilômetros de Cuiabá)...

Concessionária vai construir passarela na BR-163 em Peixoto e vai alterar trânsito

A concessionária Via Brasil, que administra o trecho da...

Justiça vê legítima defesa e absolve policial que matou empresário em Sinop

A juíza da 1ª Vara Criminal de Sinop, Rosângela...

Sinop: prefeitura firma parceria com AMA para manutenção de atendimentos

O executivo municipal definiu a formalização de termo de...
PUBLICIDADE