terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Receita Federal espera 460 mil declarações do Imposto de Renda em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A Receita Federal em Mato Grosso espera receber 460 mil declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2016) no Estado até o dia 29 de abril. O volume é 3,54% maior que o número registrado em 2015, quando 444,254 mil contribuintes informaram os rendimentos ao Fisco. No país são esperadas 28,5 milhões de declarações, cujo prazo de envio inicia em 1º de março.

O contribuinte precisa estar atento às novidades. Para os médicos, dentistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e advogados, agora é obrigatório informar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) dos pacientes ou pagadores dos serviços.

O professor de contabilidade, João Proença, explica que a medida torna a fiscalização mais rigorosa. “A não obrigatoriedade de informar CPF gerava um problema, já que muitos pacientes informavam de forma descontrolada os gastos com estes tipos de serviços para abatimento no Imposto de Renda. Desta forma, a Receita Federal terá mais controle sobre os abatimentos a serem realizados em declarações de pessoas físicas”.

O professor João Proença adianta que, se no cruzamento de dados houver irregularidades vai ocorrer restrição na malha fina. “O contribuinte deve estar consciente de que se não houver comprovação dos gastos depois de uma possível restrição na malha fina, as multas são elevadas”. Outra novidade é a obrigatoriedade de informar o CPF dos dependentes e alimentandos com 14 anos ou mais (antes a idade era a partir dos 16 anos).

Segundo a Receita Federal, estão obrigados a declarar o imposto de renda, os contribuintes que tiveram renda acima de R$ 28.123,91 no ano passado. A partir de 25 de fevereiro o rascunho da declaração ficará disponível apenas para importação de dados.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro capota em rodovia estadual em Sinop

Um Ford Ka vermelho capotou, esta noite, na MT-222,...

Homem, mulher e criança ficam feridos em acidente entre carro e moto em Sinop

Um homem, uma mulher e uma criança ficaram feridos,...
PUBLICIDADE