terça-feira, 16/abril/2024
PUBLICIDADE

Queimadas atingem duas áreas em Sinop e mobilizam brigadistas

PUBLICIDADE

A secretária municipal de Meio Ambiente, Cristina Ferri, informou, ao Só Notícias, que desde o início do período proibitivo de queimadas, no dia 15 deste mês, foram constatados poucos focos de incêndio no município. No entanto, neste final de semana dois grandes focos foram registrados, um em uma área às margens da BR-163, no bairro São Cristóvão. O outro em um sítio, nas proximidades do aterro sanitário, na estrada Adalgiza.

“Nossas equipes já estão apurando se ambos os casos foram ou não criminosos. Utilizamos vários caminhões-pipas, milhares de litros de água e tivemos o apoio dos brigadistas no controle das dessas queimadas”. A chefe da pasta ainda explicou que vai aumentar a fiscalização e ficar de olho naqueles que insistem em jogar restos de árvores e folhas secas em áreas de reservas e outros locais de preservação ambiental. “Se alguém for flagrado, será detido e encaminhado à delegacia e autuado por crime ambiental”.

Apesar de não estar entre os 20 municípios com maior número de focos de calor no ano passado, com apenas 472 ocorrências entre as mais de 165 mil registradas no Estado, Sinop vai ter uma atenção especial dos órgãos ambientais e forças de segurança para combater as queimadas durante o período proibitivo que começa hoje e termina no dia 15 de setembro. O objetivo é fazer com que o número de focos de calor diminua ainda mais em comparação ao ano passado, assim como garantir o combate a queimadas em outros municípios da região que tiveram alto índice de incêndios em 2014. Ano passado, dez pessoas foram autuadas por desrespeitarem a legislação.

Segundo o coordenador regional da Sema, Sandro Depiné, os responsáveis pelos incêndios, caso sejam identificados, responderão processo criminal e administrativo por crime ambiental. “Os infratores também poderão ser presos de 2 a 4 anos, multados em R$ 5 mil por hectare incendiado e ter benefícios fiscais suspensos. A Sema terá um plano de ação rápida para receber as denúncias. Além da punição, também fizemos audiências públicas em municípios da região para conscientizar a população”. Cerca de 65 homens do Corpo de Bombeiros trabalharão durante o período proibitivo. Cinco bases mistas foram criadas em Sinop, em parceria com as prefeituras da região, visando combate aos focos. No Estado, além das 17 unidades fixas dos militares, outras 10 bases descentralizadas também foram estabelecidas.

A Polícia Militar também atuará na fiscalização e a Polícia vai designar o delegado Hugo Heck, exclusivamente para atender as ocorrências relacionadas aos incêndios. As denúncias poderão ser feitas por meio dos telefones 190 (PM), 193 (bombeiros), 197 (Polícia Civil) ou 0800-647-6900 (brigada da Secretaria de Meio Ambiente).

(fotos: Henrique Cotrim)

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE