sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

Quatro aeroportos de Mato Grosso vão ser privatizados

PUBLICIDADE

Está previsto para a próxima quarta-feira (23) o anúncio oficial da concessão de 4 aeroportos em Mato Grosso. Os terminais dos municípios de Alta Floresta, Sinop e Barra do Garças, assim como o de Várzea Grande, poderão ter a administração repassada à iniciativa privada. Maior terminal aeroportuário de Mato Grosso e um dos 15 maiores do país, o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande é administrado pela Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e está em reestruturação há quase 5 anos, num processo de ampliação de 9,354 mil metros quadrados para 14,5 mil metros quadrados. A obra custa ao governo do Estado a quantia de R$ 84 milhões.

Os outros 3 terminais elencados são administrados pelas prefeituras municipais em parceria com a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Sinfra). A intenção do governo federal, em atendimento a um pleito do próprio governo de Mato Grosso, é repassar os referidos terminais à iniciativa privada em 2018. Neste momento, cogita-se leiloar 12 terminais localizados nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste. O objetivo do governo federal é melhorar o caixa e arrecadar cerca de R$ 6 bilhões com as concessões. Nos planos do governo do Estado, 4 aeroportos regionais localizados em Sinop, Alta Floresta, Barra do Garças e Rondonópolis poderiam ser incluídos no leilão e melhorados com os recursos da outorga do Aeroporto Marechal Rondon, em Cuiabá, que também deve ser repassado à iniciativa privada.

Na semana passada, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, manifestou a intenção de leiloar 19 terminais, sendo que nessa quinta-feira (17) falou na possibilidade de envolver 13 aeroportos, divididos em 3 blocos. A decisão oficial deve ser anunciada após a reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), na próxima semana.

Por meio de nota oficial, o Ministério dos Transportes destacou que a definição do formato de concessão não está fechada. “No final de agosto, o Ministério vai encaminhar estudos técnicos para serem avaliados pelo Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), responsável pela política de concessões do governo federal”.

As obras de reforma e ampliação do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, com término previsto para este mês, terão aditivo de prazo. Com 85% da intervenção concluída, restam as aquisições de equipamentos nessa fase final, afirmou o secretário de Cidades, Wilson Santos (PSDB). Sem entrar em detalhes, ele não estabeleceu novo prazo para entrega do equipamento, em reforma desde dezembro de 2012. Com uma média de 2,840 milhões de passageiros atendidos por ano, o maior aeroporto de Mato Grosso terá capacidade ampliada para 5 milhões de passageiros/ano após concluída a ampliação, segundo a Infraero. Nesta sexta-feira (18), o governador Pedro Taques (PSDB) disse que o Aeroporto Internacional Marechal Rondon tem vocação para se transformar em um centro de conexão aeroportuária (Hub).

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE